Sem jogos até o começo de abril, o Coritiba vive agora um período de intertemporada e também para avaliar os jogadores utilizados, entre eles as contratações desta temporada. Ao todo o Coxa trouxe nove reforços para 2023 e todos eles estiveram em campo nesta primeira parte da temporada, veja as estatísticas e análise de cada um.
+ Coritiba marca amistosos contra Corinthians e São Paulo
Antes de tudo vamos relembrar quem o Coritiba contratou neste início de 2023.
Quem chegou
- Zagueiro Bruno Viana (Braga) – jogador foi comprado por 1 milhão de euros + 500 mil euros de gatilhos.
- Zagueiro Kuscevic (Palmeiras) – 1,2 milhão de dólares e mais 20% dos direitos de Raphael Veiga.
- Lateral-esquerdo Victor Luís (Palmeiras) – vai assinar contrato de dois anos.
- Volante Liziero (São Paulo) – Coxa aceita atleta em troca de devolver o lateral Nathan Mendes.
- Volante Júnior Urso (Orlando City-EUA) – jogador é oficializado e retorna ao Coxa.
- Meia-atacante Marcelino Moreno (Atlanta United-EUA) – atleta chega por empréstimo.
- Atacante Robson (Fortaleza) – jogador foi comprado por R$ 2,2 milhões.
- Atacante William Pottker (Avaí) – primeiro reforço anunciado pelo Coritiba para 2023.
- Atacante Rodrigo Pinho (Benfica) – Coxa acertou a compra por 500 mil euros + 500 mil euros em gatilhos.
Bruno Viana
O zagueiro foi anunciado pelo Coritiba no começo de fevereiro e foi recebido com algumas críticas por parte da torcida, diferente do seu parceiro de zaga Kuscevic. Bruno chegou ao Coxa com o histórico de ter tido uma passagem ruim pelo Flamengo e com um alto preço pago pelo alviverde, algo na casa de oito milhões de reais.
Depois de 15 dias, Bruno estreou contra o Londrina, foram apenas 45 minutos em campo, porém foi uma estreia que deixou a torcida confiante. Entretanto, contra o Criciúma ele cometeu uma falha que quase custou a classificação da equipe na Copa do Brasil. No final, o Coxa se classificou com um pênalti convertido do zagueiro.
Estatísticas de Bruno Viana pelo Coritiba
- 7 jogos
- 1 cartão amarelo sofrido
- 7 gols sofridos
- 585 minutos em campo
Kuscevic
O zagueiro chileno foi anunciado no começo de fevereiro e foi recebido com extrema felicidade e elogios por parte da torcida. Kuscevic deixou o Palmeiras porque queria ter mais tempo de jogo, algo que vem sendo atingido no Coritiba até aqui. O defensor também veio com um alto custo, algo na casa dos cinco milhões de reais, porém até aqui tem se mostrado um ótimo investimento.
Kuscevic realizou sua estreia contra o São Joseense e logo de cara deixou uma boa expressão com seu ótimo estilo de jogo. Mesmo com a queda do desempenho da defesa recentemente, o chileno tem sido um dos jogadores mais consistentes do Coritiba e a melhor contratação do Coxa em 2023.
Estatísticas de Kuscevic pelo Coritiba
- 7 jogos
- 5 jogos sem sofrer gols
- 4 gols sofridos
- 1 cartão amarelo
- 1 cartão vermelho
- 586 minutos em campo
Victor Luis
O lateral-esquerdo foi anunciado no começo de janeiro e na época foi recebido com muita alegria e ambição da torcida, porém depois de dois meses de futebol o desempenho do lateral tem deixado a desejar.
Victor realizou sua estreia contra o Aruko no primeiro jogo do ano e não encantou muito, porém as dúvidas cresceram bastante após a falha do lateral no Athletiba, onde ele entregou um gol para o rival. Desde então, o atleta tem feito partidas médias e já levantou a questão se a diretoria precisa trazer mais reforços para a posição.
Estatísticas de Victor Luis pelo Coritiba
- 15 jogos
- 1 gol marcado
- 1 cartão amarelo
- 11 gols sofridos
- 1.151 minutos em campo
Liziero
O volante chegou ao Coritiba no início de fevereiro em uma troca pelo lateral Nathan Mendes que retornou para o São Paulo. Com um histórico de lesões, Liziero chegou ao Coxa com a esperança de engrenar uma sequência de jogos e voltar ao seu antigo futebol.
Na sua estreia, contra o São Joseense, o volante demonstrou um ótimo futebol e agradou a torcida alviverde. Entretanto, visto o alto número de jogadores na posição, o atleta segue sendo um reserva de luxo, mas já mostrou capacidade de ser titular caso precise.
Estatísticas de Liziero pelo Coritiba
- 4 jogos
- 205 minutos em campo
Júnior Urso
O volante chegou ao Coritiba nas vésperas do Natal e era considerado como uma das grandes contratações do Coxa para 2023, porém logo na estreia o atleta acabou se lesionando e ainda está se recuperando da lesão sofrida.
A expectativa é que ele retorne aos campos a tempo da estreia do Coritiba no Brasileirão.
Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Marcelino Moreno
O camisa 10 do Coritiba foi anunciado no começo de janeiro e foi recebido com grande expectativa da torcida alviverde e da diretoria do clube. O argentino chegou por empréstimo até o fim do ano e com a camisa de Alex nas costas as esperanças eram bem altas.
Sua estreia aconteceu logo no primeiro jogo do ano, contra o Aruko, o argentino entrou na segunda etapa e teve uma atuação curta, porém muito boa. Depois disso, o camisa 10 foi titular em algumas partidas, entretanto mostrou dificuldade para se adaptar ao estilo de jogo. Recentemente tem perdido espaço no time e busca mudar isso nas grandes competições do Coritiba em 2023.
Estatísticas de Moreno pelo Coritiba
- 13 jogos
- 0 participações em gols
- 766 minutos em campo
William Pottker
Anunciado na metade de dezembro, o atacante foi a primeira contratação do Coritiba para a temporada de 2023. O atleta chegou com o perfil de reserva para os principais pontas do elenco alviverde.
Pottker foi titular na partida de estreia contra o Aruko e pouco agradou no jogo. Depois disso, o atacante conseguiu ser titular por mais alguns jogos, porém seguiu com um desempenho ruim, mesmo tendo sido crucial na partida contra o Criciúma, ele deu a assistência para Alef Manga empatar o jogo.
Estatísticas de Pottker pelo Coritiba
- 10 jogos
- 1 assistência
- 4 cartões amarelos
- 330 minutos em campo
Robson
O atacante está de volta ao Coritiba, depois de três anos longe do Couto, Robson foi anunciado pelo Coxa no começo de janeiro. Igual a Pottker, o atleta chegou com a expectativa de ser reserva, porém nos últimos jogos mostrou boas atuações e deve ser um bom reserva.
Sua reestreia pelo Coxa, aconteceu na primeira partida contra o Aruko, com poucos minutos em campo pouco se viu do atacante. Após alguns jogos apagados, Robson marcou seu primeiro gol na volta contra o Humaitá e mais um contra o Cascavel, desde então engatou alguns jogos como titular e tem surpreendido.
Estatísticas de Robson pelo Coritiba
- 14 jogos
- 2 gols
- 2 cartões amarelos
- 793 minutos em campo
Rodrigo Pinho
O camisa 9 do Coritiba foi anunciado nas vésperas do Ano Novo e foi recebido com bastante euforia por parte da torcida alviverde. O atacante foi uma das primeiras contratações do Coxa em 2023 que teve um alto valor financeiro, algo que tem sido uma novidade para a torcida nesta temporada.
Sua estreia pelo Coxa aconteceu na primeira partida do ano, contra o Aruko, por poucos minutos o camisa 9 mostrou seu cartão de visitas e deixou a torcida bem animada. No jogo seguinte, contra o Foz do Iguaçu, o centroavante balançou as redes pela primeira vez. Depois, nos próximos sete jogos, ele marcaria mais quatro vezes.
Entretanto, Pinho não marca desde o dia 16 de fevereiro, contra o Londrina, e vive uma fase ruim com o Coritiba.
Estatísticas de Pinho pelo Coritiba
- 14 jogos
- 5 gols
- 1 cartão amarelo
- 1.003 minutos em campo