Morreu neste domingo, aos 85 anos, César Luis Menotti, ex-centroavante e ex-treinador que foi campeão da Copa do Mundo de 1978 com a Argentina. A causa do falecimento não foi divulgada. A Associação do Futebol Argentino foi a responsável por comunicar notícia.
“A Associação de Futebol Argentino lamenta informar com enorme tristeza o falecimento de César Luis Menotti, atual Diretor de Seleções Nacionais e ex-técnico campeão do mundo com a Argentina.”
Menotti esteve hospitalizado de março a abril devido a um caso grave de anemia, de acordo com a imprensa argentina.
Menotti foi meia quando jogador, mas entrou para a história do futebol argentino por sua carreira de treinador. Ele iniciou essa trajetória no Huracán, em 1974, e assumiu o comando da Argentina em 1975, onde conquistou o título mundial de 1978 e caiu na segunda fase da Copa do Mundo de 1982.
Ele foi o primeiro a convocar Maradona, com quem conquistou o Mundial Juvenil de 1979. Menotti também comandou o ídolo no Barcelona, entre 1982 e 1984. O técnico criou uma escola com o seu modelo de jogo. El Flaco, como era conhecido, teve vários discípulos com o “Menottismo”, que consiste na posse e intensa circulação da bola.
Títulos de César Menotti como treinador
- Torneio Metropolitano 1973 (Huracán)
- Copa do Mundo 1978 (Argentina)
- Mundial Juvenil 1979 (Argentina)
- Copa do Rei 1982/83 (Barcelona)
- Copa da Liga Espanhola 1982/83 (Barcelona)
- Supercopa da Espanha 1983 (Barcelona)
Menotti também desempenhou um papel como Diretor de Seleções Nacionais da Asociación del Fútbol Argentino (AFA). Ele trabalhou para desenvolver e promover o talento argentino. Nos últimos anos, César atuou como comentarista esportivo e teceu duras críticas à Seleção Brasileira após a recente eliminação da equipe dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, em fevereiro.