Clubes

Morre Jorge Maia, responsável pelo inicio da democratização do Bahia

Publicado em

Jorge Maia era um dos principais baluartes da Democracia Tricolor (Foto: Divulgação/ Bahia)
— Continua depois da publicidade —

Jorge Maia faleceu na tarde desta sexta-feira (19), aos 69 anos, em Salvador, vitima de um câncer de linfoma. Jorge foi o torcedor que abriu o processo contra o presidente Marcelo Guimarães Filho, em 2013, que resultou no processo de intervenção do clube e o tornou democrático.

Aposentado, ele era sócio do Bahia desde 1962. Em 1980, ganhou o titulo de sócio remido. Jorge Maia também foi presidente por dois anos do grupo oposicionista, a Associação Bahia Livre (ABL). Conhecido carinhosamente como “pai da intervenção” por parte da torcida do Bahia, também foi homenageado com o título de Grande Benemérito pelo tricolor em 2015. À época, ele se tornou ainda vice-presidente do Conselho Deliberativo do Tricolor, com a chapa Diga Sim ao Novo Esquadrão. 

Por meio das redes sociais o Esquadrão lamentou a morte do ilustre torcedor. Leia a nota na integra:

Publicidade

“A diretoria do Esporte Clube Bahia manifesta solidariedade aos familiares e amigos de Jorge Antonio de Cerqueira Maia, que faleceu na tarde desta sexta-feira (19), aos 69 anos, em Salvador.

Um dos principais baluartes da Democracia Tricolor, ele foi o autor da ação judicial que proporcionou o renascimento do Esquadrão de Aço. Aquele processo patrocinado pelo advogado Pedro Barachísio resultou na entrada do interventor Carlos Rátis, no afastamento de toda a diretoria da época e na reforma do estatuto, com eleições diretas, livres e abertas aos sócios, a partir de 2013.

A luta de Jorge Maia lhe rendeu o nobre título de Sócio Grande Benemérito do clube.

Estava internado no Hospital da Bahia, diagnosticado com linfoma, que havia recém-descoberto.

Sua família tinha uma gráfica na Cidade Baixa e ele se orgulhava de ter participado das comemorações do primeiro título brasileiro, ainda criança, a bordo de um dos carros que transportou os atletas campeões de 1959 do aeroporto ao local da festa na cidade.

“Descanse em paz, Maia.”

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile