A eliminação de Portugal na fase de quartas de final da Copa do Mundo pode ter significado o fim da linha para o técnico Fernando Santos, que desde 2014 está no comando da seleção nacional. Embora a saída do treinador ainda não tenha sido confirmada, a tendência é que o vínculo não seja renovado. Assim, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) teria que ir em busca de um outro treinador, sendo que o nome de José Mourinho vem ganhando força.
Mourinho é considerado o melhor treinador português de todos os tempos, mas jamais teve a chance de comandar a seleção do seu país, tendo se destacado em passagens por Inter de Milão, Real Madrid e Manchester United, além de outros clubes. Atualmente Mourinho está no comando da Roma, da Itália, mas poderia se desligar do clube ao final da atual temporada europeia, deixando o caminho livre para um acerto com a seleção de Portugal.
Para saber tudo sobre a Copa do Mundo Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
O ex-jogador português Maniche, que chegou a ser treinado por Mourinho no Porto e no Chelsea, concedeu uma entrevista à Rádio Renascença e garantiu que o português seria o nome ideal para assumir a seleção neste momento e iniciar um ciclo visando a Copa do Mundo de 2026. Para Maniche, a vitoriosa carreira de Mourinho é o que faz a diferença neste momento.
— José Mourinho faz todo o sentido para o cargo, por tudo aquilo que já conquistou e tem conquistado. Já esteve nos melhores clubes do mundo, ganhou títulos em todos e lhe falta a Seleção. É um treinador experiente e preparadíssimo para as dificuldades porque é um conhecedor do nosso futebol e do futebol de outros países. Ele é inteligente e sabe lidar com jovens. Acho que reuniria consenso para ser o novo treinador — garantiu Maniche.
Mourinho sempre demonstrou vontade em dirigir uma seleção nacional, mas nunca teve em mãos um projeto neste sentido para poder executar o seu trabalho. Desta forma, o treinador português poderia agora ter a possibilidade de assumir a seleção de Portugal. Apesar das primeiras especulações, a Federação Portuguesa de Futebol ainda não confirmou que está atrás de um novo treinador, até porque a saída de Fernando Santos não foi definida.