Outro lado

MP pede condenação de Nelson Piquet por falas racistas e homofóbicas contra Hamilton

Nelson Piquet
Foto: Reprodução/Facebook Nelson Piquet

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu, na última quarta-feira (8), a condenação do ex-piloto de Fórmula 1, Nelson Piquet, por falas racistas e homofóbicas direcionadas ao heptacampeão mundial Lewis Hamilton.

As supostas ofensas foram ditas durante entrevista ao portal “Grande Prêmio” dada em novembro de 2021, porém, o caso só tomou notoriedade em junho de 2022. Nela, ele chama Hamilton repetidas vezes de “neguinho” e ainda disse que ele, antigamente, estaria “dando mais c…” (leia mais abaixo). Na época, começou-se uma investigação, mas o caso foi arquivado por desinteresse da vítima.

Depois, veio uma ação movida pela associação Educafro, Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo e pela Aliança Nacional LGBTI+. Foi justamente esta que culminou na condenação do MP.

Segundo o MPDFT, as falas representam “violações aos direitos da vítima e da população negra e LGBTQIA+, considerando tanto o plano das normativas internacionais quanto nacionais”. Caso a Justiça venha a confirmar a decisão, o ex-piloto poderá ter que arcar com até R$ 10 milhões, valor pedido pelas entidades sociais.

Além disso, os autores da ação pedem que um pedido de desculpas seja publicado por Nelson Piquet em suas redes sociais, bem como solicitam que ele seja condenado a pagar multa de R$ 100 mil em caso de reincidência nas falas na mídia.

+TV Cultura acerta contratação do narrador Oscar Ulisses

A entrevista

A entrevista concedida pelo piloto brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1 (1981, 1983, 1987) está disponível no Youtube através do canal “Motorsports Talk” e contém 316 mil visualizações. As polêmicas vieram em dois trechos separados. Primeiramente, ele é perguntado a respeito do que achava do ex-piloto Keke Rosberg, campeão mundial em 1982.

Para saber tudo sobre o mundo esportivo, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

“O Keke? Era uma bosta, não tem valor nenhum. É que nem o filho dele, ganhou um campeonato, o neguinho devia estar dando mais c… naquela época, e aí estava meio ruim”, disse, dando risada logo depois. Mais para frente, ele volta à se referir ao piloto inglês como “neguinho” quando comentava um acidente ocorrido entre ele e o holandês Max Verstappen no circuito de Silverstone, na Inglaterra.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo