Evento de maior prestígio do mundo fitness, o Mr. Olympia Brasil Expo abriu suas portas nesta sexta-feira (27), com a pesagem oficial dos atletas.
Entre profissionais e amadores, mil participantes passaram pela balança no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.
A competição de fisiculturismo, uma das principais na América Latina, será realizada neste final de semana, dias 28 e 29, a partir das 10 horas.
A pesagem dos atletas contou com a presença dos organizadores do evento, Ana Paula Graziano Leal, CEO da empresa Savaget Promoções & Eventos e Tamer El Guindy, CEO da Musclecontest, além do atleta e deputado Felipe Franco, e o fisiculturista Fernando Sardinha, brasileiro com mais títulos na modalidade, somando 98 no total, entre provas nacionais e internacionais.
A competição vale vaga no Mr. Olympia, em Orlando (EUA), e um dos 21 Pro Cards em disputa, tornando o atleta um profissional do esporte. “Antes de 2018, quando a Musclecontest veio para o Brasil, não existiam cinco brasileiros competindo no Mr. Olympia, nos Estados Unidos. Nesse ano, teremos trinta e sete”, celebrou Tamer El Guindy.
“O Brasil é a segunda maior potência do mundo no fisiculturismo. Hoje, muitos brasileiros sonham em ir para a Europa ou para os Estados Unidos para competir. Vamos mudar isso. Um dia, o sonho de todo estrangeiro vai ser o de vir para cá, também aprender sobre saúde, nutrição e esporte”.
A competição de fisiculturismo terá sete categorias: Bikini, Figure, Wellness, Classic Physique, Men’s Physique, Women’s Physique e Bodybuilding.
A novidade desse ano é a realização de um outra disputa em paralelo: o 17º Mundial de Power bíceps, de Supino e de Levantamento terra, com representantes de dez países, incluindo atletas de várias regiões do Brasil.
Para os adolescentes, a diversão fica por conta do Pillow Fight, a luta de travesseiros, que já tem federação própria no Brasil.
A disputa do Classic Physique será no domingo (29), no mesmo horário.
A feira Além das competições, a feira Mr. Olympia Brasil Expo reúne mais de 60 grandes marcas ligadas à nutrição esportiva e moda fitness.
Em constante crescimento, ela terá 15% mais expositores que em 2022 e 40% mais lojistas, somando 2.426 empresas, sendo1.589 body shops.
“Esse é um evento que valoriza a importância do esporte para a saúde. No Brasil, 55% das pessoas são sedentárias. Por isso, temos encontros como esse, focados na saúde. Essa é a nossa proposta”, destacou Ana Paula Graziano.