Futebol Internacional
Muito além de Real Madrid e FC Barcelona, clubes da La Liga crescem nas redes sociais
— Continua depois da publicidade —
Enquanto o Cádiz CF registrou o maior crescimento de seguidores, em termos percentuais, entre todos os clubes – no Facebook, Instagram, Twitter e TikTok – na primeira metade da atual temporada; em outros lugares, o RC Celta liderou a geração do nível mais proporcional de interação em suas postagens
A batalha pela liderança do futebol espanhol é bastante competitiva – com a atual temporada registrando a disputa mais acirrada dos últimos anos -, e nas redes sociais isso não é diferente. Enquanto Real Madrid e FC Barcelona se destacam como os dois clubes que captam grande parte da atenção do público global, os demais clubes da LaLiga Santander são sérios candidatos a liderar outros quesitos na esfera digital. Muitos deles, por exemplo, experimentaram um crescimento ainda maior do que os dois gigantes da LaLiga na primeira metade da atual temporada. Em alguns casos, houve um crescimento exponencial incrível.
Olhando para a primeira metade da atual temporada, o Cádiz CF tem sido o clube com maior crescimento percentual no número de torcedores/fãs. Já o RC Celta tem tido um bom desempenho nas redes sociais e também em campo – além de ter a melhor taxa de engajamento em seus canais sociais. Isso prova que o interesse existente na LaLiga Santander, por parte dos apaixonados por futebol, não seja restrito aos habituais candidatos ao título. É muito mais do que isso. O interesse também pode ser gerado de forma orgânica, independentemente da presença dos clubes com mais honrarias.
Os clubes que mais cresceram nas redes sociais
É claro que estar na vitrine da LaLiga Santander pode impulsionar os clubes recém-promovidos da LaLiga SmartBank (o segundo nível nacional). Isso explica, em parte, porque Cádiz CF e SD Huesca são os clubes com os melhores números em termos de crescimento percentual a nível global desde o dia 1º de julho de 2020.
As boas atuações do clube andaluz em campo, onde derrotou Real Madrid e FC Barcelona, certamente também contribuíram para essa ascensão. No geral, eles aumentaram seus seguidores globais em 57,9% entre Facebook, Instagram, Twitter e TikTok. Eles trouxeram mais de 197.000 novos seguidores neste tempo. No caso do Huesca, sua base de seguidores cresceu 20,5% nas mesmas plataformas de mídia social, mostrando o quanto a LaLiga Santander é discutida no ambiente online.
Ao lado destes dois clubes, a terceira equipe com maior crescimento relativo de seguidores é o Sevilla FC. Os andaluzes têm ambições altas, procuram ganhar grandes títulos e são um sério candidato a terminar no ‘pódio’ da LaLiga Santander nesta temporada. Eles cresceram 15,4% nas redes sociais, com quase 613.000 novos seguidores. Isso o torna o quarto clube neste ranking, atrás apenas de FC Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid.
26 milhões de novos seguidores
O Sevilla é seguido por SD Eibar (com crescimento de seguidores de 15,2%) e Elche CF (14,8%) para completar os cinco primeiros. Getafe CF (14%), Villarreal CF (14%), Granada CF (11,8%), Real Valladolid (11%) e CA Osasuna (10,5%) fecham os 10 primeiros.
No total, de acordo com os dados coletados pelo departamento de inteligência de negócios da LaLiga, os clubes da LaLiga Santander reuniram mais de 26 milhões de novos seguidores no primeiro semestre de 2020/2021, refletindo o aumento significativo do interesse pela liga em todo o mundo. Também houve um aumento na interação com as postagens dos clubes.
Ranking dos clubes com maior crescimento de seguidores nas redes sociais em 2020/2021
Clubes
% de crescimento em 2020/2021
• Cádiz CF
57.9%
• SD Huesca
20.5%
• Sevilla FC
15.4%
• SD Eibar
15.2%
• Elche CF
14.8%
• Getafe CF
14.0%
• Villarreal CF
14.0%
• Granada CF
11.8%
• Real Valladolid
11.0%
• CA Osasuna
10.5%
Os clubes com maior impacto nas redes sociais
Ao falar sobre engajamento, entendido como a soma das interações do usuário com as postagens, sem contar as contagens de exibição de vídeo, precisamos olhar para o RC Celta e sua forma original de comunicação online. Eles usaram o pixelart para criar gráficos que mostram seus jogadores como se fossem personagens de videogame da década de 1980. Quando se trata de explicar o aumento do engajamento, é preciso considerar também a chegada do novo técnico Eduardo Coudet, que inspirou o time galego e os levou a conquistar cinco vitórias consecutivas no final de 2020, com Iago Aspas tendo um desempenho brilhante.
Apesar de ser o clube com o segundo menor número de publicações no Facebook, Instagram e Twitter na primeira metade da temporada, o Celta ainda gera uma interação impressionante. Sua taxa de engajamento é a mais alta de todos os clubes da divisão, de 1.431 por postagem. De suas 3.410 publicações neste período, eles tiveram mais de 6 milhões de interações. Em outras palavras, os célticos falam pouco, mas estimulam uma conversa quando o fazem.
O SD Huesca também está bem posicionado neste ranking. É o único clube cuja taxa de engajamento se aproxima do Celta, atingindo 1.408. A diferença em relação ao time da Galícia é que o Huesca ainda não teve uma série de bons resultados na LaLiga Santander. Eles estão mostrando espírito competitivo, mas têm lutado por vitórias e têm menos pontos do que esperavam nesta fase da temporada.
O Cádis também está neste pódio com uma proporção de 1.217. Em quarto lugar está o Granada CF, cuja temporada tem sido boa tanto nas competições da UEFA como na Espanha, com 1.170. O CA Osasuna, que reformou todo o seu estádio El Sadar, está em quinto lugar, com 1.096. Depois, há o Getafe, um dos clubes mais ativos nos últimos dois mercados de transferência, com 1.040. Eles são a última equipe com mais de 1.000 interações por postagem.
O top 10 é então completado por Elche (com taxa de engajamento de 971), Real Betis (892), Real Valladolid (818), Athletic Club (503) e Sevilla (489).
Classificação dos clubes com as maiores taxas de engajamento nas redes sociais em 2020/2021
Clubes
Taxa de engajamento em 2020/2021
• Celta de Vigo
1,431
• SD Huesca
1,408
• Cádiz CF
1,217
• Granada CF
1,170
• CA Osasuna
1,096
• Getafe CF
1,040
• Elche CF
971
• Real Betis
892
• Real Valladolid
818
• Athletic Club
503
De acordo com esses dados do departamento de inteligência de negócios da LaLiga, houve quase 1,8 bilhão de interações em todo o mundo nas plataformas de mídia social mencionadas na primeira metade desta temporada.
A projeção global mostrada por essas estatísticas de mídia social confirma que a LaLiga Santander chega a todos os cantos do planeta e que a competição é muito mais do que apenas os candidatos ao título. Em cada estádio, seja grande ou pequeno, desenvolvimentos interessantes estão sempre ocorrendo. LaLiga Santander está mais viva do que nunca, ainda mais nesta era digital.
+Real Madrid segue como a marca mais valiosa do Futebol mundial
+Relembre cinco emocionantes retas finais de La Liga
+Celta de Vigo lança produtos recicláveis para relembrar permanência na La Liga em 2019
Para saber mais sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e no Youtube.