Dando início ao extenso calendário de campeonatos mundiais no ano, a vigésima oitava edição do Campeonato Mundial de Handebol masculino acontece entre 11 e 29 de janeiro na Suécia e Polônia. A competição conta com a participação de 32 seleções, incluindo o Brasil, divididas em oito grupos de quatro times cada. A estreia do Brasil é contra os donos da casa, Suécia, nesta quinta-feira, dia 12, às 16h30.
Os três primeiros de cada grupo se classificam para a próxima fase que contará com as 24 equipes separadas em quatro grupos de seis, avançando para as quartas as duas melhores desses grupos.
O Brasil está no Grupo C, ao lado de Suécia, Uruguai e Cabo Verde.
GRUPOS
Grupo A: Espanha, Montenegro, Chile e República Islâmica do Irã;
Grupo B: França, Polônia, Arábia Saudita e Eslovênia;
Grupo C: Suécia, Brasil, Cabo Verde e Uruguai.
Grupo D: Islândia, Portugal, Hungria e República da Coreia;
Grupo E: Alemanha, Catar, Sérvia e Argélia.
Grupo F: Noruega, Macedônia do Norte, Argentina e Países Baixos.
Grupo G: Egito, Croácia, Marrocos e Estados Unidos.
Grupo H: Dinamarca, Bélgica, Bahrein e Tunísia.
A final do Mundial acontece em Estocolmo, no dia 29 de janeiro. Em 2021, no Egito, a Dinamarca conquistou o bicampeonato e a Suécia foi a vice-campeã.
Além do título, a seleção campeã também garante vaga para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, exceto se a França (país-sede) vencer, nesse caso a vaga ficaria para o vice-campeão. Até aqui, em 27 edições, foram 27 vitórias de países europeus.
Como o Brasil chega
Classificado através do título do Centro Sul-Americano, o Brasil chega ao Mundial sonhando com chegar às oitavas de final pela primeira vez. Quatro anos atrás, no Mundial de 2019, a Seleção Brasileira terminou em nono lugar, tendo conquistado apenas uma vitória, mas terminando na sua melhor posição na história da competição até aqui.
Nas últimas semanas a equipe do Brasil disputou um torneio amistoso realizado na Noruega, a Gjnesidige Cup, como preparação para o Mundial de handebol. Com jogos contra Noruega, Portugal e Estados Unidos, a Seleção Brasileira conquistou apenas uma vitória contra os Estados Unidos.
Além disso, anterior ao torneio amistoso, o time brasileiro de handebol fez outros jogos amistosos na Europa, foram três partidas, contra Coréia do Sul, Tunísia e Polônia, e três derrotas.
O Brasil sofre com o desfalque de seu principal jogador, Haniel Langaro, destaque do Barcelona (ESP). Haniel sofreu uma lesão durante um jogo do clube na disputa da Liga dos Campeões da Europa contra o Nantes (FRA). Langaro teve o rompimento total do tendão de Aquiles da perna direita, o que consequentemente o tirou da disputa do Mundial.
No Grupo C, o maior desafio da Seleção é o jogo de estreia contra a Suécia. Uruguai é um adversário que o Brasil costuma vencer nas competições continentais, enquanto Cabo Verde é a atual vice-campeã africana.
Se passar de fase, o Seleção Brasileira enfrenta as seleções classificadas pelo Grupo D (Islândia, Portugal, Hungria e Coreia do Sul).
CONVOCAÇÃO
Goleiros
Rangel Rosa (BM Granollers)
Leonardo Terçariol (Club Balonmano Huesca)
Centrais
Leonardo Abrahão (ABC de Braga)
João Pedro Silva (Dinamo Bucareste)
Pivôs
Rogério Moraes (MT Melsungen)
Matheus Silva (CD Bidasoa)
Laterais esquerdo
Raul Nantes (Al Ahly Handball Club)
Thiago Ponciano (US Créteil Handball)
Thiagus Petrus (FC Barcelona)
Hugo Bryan (EC Pinheiros)
Laterais direito
Oswaldo Maestro (Torrelavega)
Gustavo Rodrigues (Chambéry Savoie Mont Blanc)
Pontas
Guilherme Torriani (BM Granollers)
Jean Pierre Dupoux (Pontault – Combault Handball)
Rudolph Hackbarth (BM Huesca)
Fábio Chiuffa (Guadalajara)
Depois da estreia contra a Suécia, a equipe brasileira enfrenta o Uruguai às 14h, no dia 14/01, e Cabo Verde no dia 16/01, também às 14h. Nenhuma TV ou serviço de streaming no Brasil adquiriu os direitos de transmissão.