O Coritiba inaugura na próxima sexta-feira, (11) o Museu da Glória, um espaço exclusivo no Estádio Couto Pereira dedicado a preservar e compartilhar com a torcida toda a trajetória do Clube e do futebol paranaense. O novo espaço museológico proporciona uma imersão na história do Coritiba, que celebra 115 anos de fundação neste ano.
Idealizado em 2018, o projeto contou com a Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e foi viabilizado com o apoio da SAF e parcerias estratégicas. O “Museu da Glória” abriga troféus, camisas históricas, fotos e itens que marcaram a história, oferecendo aos torcedores a oportunidade de reviver momentos inesquecíveis.
— A ideia era criar um espaço de exposição que complementa o Estádio Couto Pereira, que por si só já se caracteriza como um elemento histórico e museal de Curitiba.” explica Amanda Gavioli, arquiteta do escritório Tear, responsável pelo projeto. “O percurso foi organizado com a intenção de contar a história do vínculo entre o clube e a cidade, tendo o Alto da Glória como elo fundamental — complementa Amanda.
Os visitantes, que vão acessar o museu em frente ao portão 18, passarão pela fundação do clube em 1909, a construção do estádio, grandes eventos, títulos esportivos, símbolos, mascote e ídolos do clube.
A área de exposição é composta por vitrines dedicadas tanto a exposições permanentes quanto temporárias, além de uma galeria de troféus e um espaço multifuncional com arquibancada, contendo cadeiras retiradas do antigo auditório do estádio.
Os visitantes também poderão interagir em áreas como o “chute ao gol” e o “espaço do torcedor”, onde cada um poderá deixar sua marca e contar suas histórias.
Gabriel Lima, CEO do Coritiba, ressaltou a importância desse projeto para o clube e para a torcida.
— Esse espaço surge como uma forma de proporcionar a todos os apaixonados pelo futebol e, sobretudo, aos coxas-brancas, o respeito e a valorização das nossas tradições e da história de um clube centenário. O Museu da Glória é, hoje, o único espaço museal disponível no estado do Paraná — disse.
Para Jamil Tawil Filho, presidente da Associação do Coritiba e do Instituto Pratique Esporte, o museu também desempenha um papel fundamental na aproximação entre gerações de torcedores.
— Esse é um desejo antigo do Coritiba. Sabemos que o coxa-branca se orgulha da história que possui e entendemos a importância do local para o fortalecimento da família Coxa. É a chance da velha geração mostrar para os mais novos um pouco daquilo que significa esse clube e, desta forma, fazer com que esses jovens criem fortes raízes — analisou Jamil.
Com a inauguração do Museu da Glória, temos um local que une tradição e inovação, celebra a nossa história e ressalta ainda mais os laços entre o clube e a torcida.
O Museu da Glória possui 11 apoiadores: Forza, JMalucelli, Copel, Junto Seguros, Neodent, Paraná Banco, Celepar, Grupo Barigui, Vonder, Ademicon e Instituto Joel Malucelli. A sinergia entre a Associação, o Instituto Pratique Esporte, o Ministério da Cultura e a Treecorp foi fundamental para a realização deste projeto, que se torna um importante marco na história do Coritiba.
SERVIÇO:
Horários de funcionamento:
11/10: 10h às 16h;
12/10: 10h às 18h (para acessar o espaço museal, é necessário ter ingresso/check-in do Coxa Day + ingresso para o Museu da Glória);
13/10: 10h às 15h.
Do dia 14 ao dia 26/10
De terça a sábado: das 10h às 18h.
Valores:
R$ 20,00 Inteira
R$ 10,00 Meia e Sócios
Adquira seu ingresso pelo site: https://tour.coritiba.com.br/