A ‘Silly Season’ da Fórmula 1 é a época de especulações, mudanças e saídas de pilotos das equipes. Uma verdadeira dança das cadeiras acontece, de modo premeditado ou não, no grid da mais prestigiada categoria do automobilismo. A desse ano foi notável e inesperada e a da próxima temporada promete mais mudanças complicadas.
A princípio, algumas mudanças já começaram a acontecer: Sebastian Vettel anunciou sua aposentadoria, Alonso, que estava praticamente renovado com a Alpine para 2023, pulou fora do barco francês e ocupou a vaga de Vettel na Aston Martin, que era especulada a novatos ou a Mick Schumacher. Na Alpine, sua vaga ficaria então com Oscar Piastri, atual campeão da Fórmula 2 e piloto de testes da equipe francesa. A equipe inclusive o anunciou nas redes sociais, mas o jovem australiano negou o anúncio e, dias depois, foi confirmado na McLaren, tirando Ricciardo do assento. Ricciardo por sua vez é cogitado para retornar à Alpine, mas não há nada confirmado ainda.
Além disso, há pilotos que podem estar com seus dias contados na Fórmula 1, veja quem são:
Daniel Ricciardo
Apesar de ser o mais especulado para a Alpine, Ricciardo pode ver sua vaga ser preenchida por pilotos mais jovens. Um deles seria Pierre Gasly, porém, Franz Tost e Otmar Szafnauer, chefes da Alpha Tauri e Alpine, respectivamente, desmentiram o boato e confirmaram o francês na Alpha Tauri para o ano que vem.
Nicholas Latifi
Com os tetos de orçamento sendo regulamentados na categoria, o espaço para “pilotos pagantes” será cada vez menor. O canadense Nicholas Latifi, que tem vaga na Williams, não mostra grande produtividade, desde que entrou no esporte em 2020. Há chances de que deixe a equipe inglesa, e que algum piloto do quadro da Mercedes ocupe sua vaga, como o jovem holandês Nick de Vries, vencedor da Formula E em 2021.
Mick Schumacher
O jovem alemão Mick Schumacher, filho do heptacampeão Michael Schumacher e pupilo do tetracampeão Sebastian Vettel, corre pela Haas e era um dos fortes candidatos a ocupar a vaga da Ferrari quando terminasse o contrato de Carlos Sainz na Scuderia. Porém, sua performance pela Haas não agradou muito a Mattia Binotto, tampouco a Günther Steiner, chefe da equipe norte-americana. Houve oportunidades, como em Silverstone e Áustria, nesse ano, em que o alemão disputou posições com Lewis Hamilton e Max Verstappen, de igual para igual. Porém, de lá para cá, não teve o mesmo desempenho, para o desagrado do imediatismo ferrarista.
Inclusive, para o GP de Spa, na Bélgica, que ocorrerá nesse domingo (28), o italiano Antonio Giovinazzi, ex-Alpha Romeo e hoje na Formula E, fará dois treinos livres guiando o carro da Haas. Com isso, especula-se na imprensa que o piloto seria uma alternativa a Schumacher para 2023.
A Fórmula 1 retorna do recesso de verão nesse fim de semana (26-28) com o tradicional GP de Spa Francorchamps, na Bélgica. Há previsão de chuva para a corrida, assim como no ano passado.