Já classificada para a Copa do Mundo do Catar, a seleção brasileira se despede do público do país na noite desta quinta-feira (24), diante do Chile, no Maracanã. O jogo será válido pela 17ª rodada das Eliminatórias da América do Sul e, se para o Brasil não há qualquer efeito com relação à classificação ao Mundial, para o Chile a vaga ainda está em aberto e uma vitória é fundamental. Além de uma despedida positiva da torcida, a seleção brasileira vai a campo buscando ampliar o recorde histórico de invencibilidade.
+ Brasil x Chile: prováveis escalações, desfalques, onde assistir e palpites
O Brasil joga também para se manter sem derrotas dentro das Eliminatórias, já que até o momento, em 15 partidas, a equipe comandada pelo técnico Tite venceu 12 jogos e empatou outros três. O resultado positivo contra o Chile também será importante para a manutenção na liderança da classificação. Atualmente o Brasil tem quatro pontos a mais do que a Argentina (39 a 35), que também já se garantiu no Mundial do Catar.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Mesmo que o objetivo principal esteja cumprido, Tite sabe que uma boa exibição frente à torcida brasileira pode aumentar ainda mais a confiança durante a disputa da Copa do Mundo. Por conta disso, o treinador deve colocar força máxima em campo, com Guilherme Arana, do Atlético-MG, sendo a principal novidade. O jogador ainda está em busca de uma vaga na lista final da Copa do Mundo e tem, neste momento, Renan Lodi, do Atlético de Madrid, e Alex Sandro, da Juventus, como principais concorrentes.
Durante as atividades realizadas na Granja Comary, em Teresópolis, o treinador acenou com a possibilidade de escalar a seleção brasileira com: Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Guilherme Arana; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Antony, Vinícius Júnior e Neymar.
No retrospecto histórico, o Brasil leva ampla vantagem sobre o Chile. Ao todo são 71 jogos, com 50 vitórias brasileiras, 13 empates e oito vitórias dos chilenos. Em jogos oficiais da Copa do Mundo, as seleções já se enfrentaram quatro vezes, com três vitórias do Brasil e um empate. Se o bom retrospecto for mantido, a seleção brasileira vai ampliar a sua sequência de invencibilidade em jogos das Eliminatórias para 33 partidas, estabelecendo assim o recorde histórico. A última derrota aconteceu justamente para o Chile, em 2015, em jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia.
Este será o último jogo oficial da seleção brasileira dentro do país antes da Copa do Mundo. Ainda há uma partida a ser disputada na condição de mandante nessas Eliminatórias e o adversário será a Argentina. O jogo deveria ter acontecido em setembro, mas foi anulado após interrupção por parte da Anvisa, que alegou a entrada irregular dos argentinos no Brasil, descumprindo protocolos sanitários. A Fifa ainda não determinou uma nova data ou local, mas a tendência é que este jogo ocorra fora do continente.
O jogo entre Brasil e Chile acontece nesta quinta-feira (24), às 20h30 (de Brasília), no Maracanã. O ESPORTE NEWS MUNDO acompanha a partida em tempo real.