O que o Everton tanto esperou nos últimos 105 dias conseguiu neste sábado (4). No Goodison Park, em Liverpool/ING, a equipe superou o líder Arsenal por 1 a 0 em jogo válido pela 22ª rodada da Premier League 2022-23. Tarkowski garantiu a vitória dos Toffees e encerrou a invencibilidade dos Gunners na competição, que durava desde o último mês de setembro.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
A partida começou com os donos da casa em busca do ataque. Empurrados pela torcida e mais dispostos com a chegada de Sean Dyche para comandar o clube, veio o primeiro ataque logo aos cinco minutos, quando McNeil roubou a bola, avançou e arriscou fora da área. A defesa desviou e Ramsdale se antecipou para evitar a finalização de Calwert-Lewin. O Arsenal respondeu quando Saka recuperou a bola após tabela malsucedida e rolou para o chute de Thomas Partey, mas Pickford defendeu sem dar rebote. No decorrer do primeiro tempo, ambos os lados tiveram chances claras, principalmente o time de Liverpool, mas a bola não entrou.
No segundo tempo, mesmo com a posse de bola em mais de 70%, o Arsenal encontrava bastante dificuldade para construir seu jogo. Ainda assim, quase abriu o placar quando Nketiah iniciou contragolpe, passou por dois marcadores e cruzou para Ødegaard, mas o chute perigoso do norueguês foi por cima da meta com perigo. Para melhorar o desempenho ofensivo, Mikel Arteta promoveu a estreia do volante ítalo-brasileiro Jorginho e do meia Trossard, mas a estratégia não surtiu efeito. Logo depois das substituições, o Everton abriu o placar. Aos 14 minutos, McNeil cobrou escanteio da direita, Tarkowski apareceu na segunda trave e testou cruzado, no canto esquerdo de Ramsdale, para deixar os mandantes em vantagem.
Após o gol, o Arsenal continuou a ter mais volume de jogo e domínio da bola, mas não conseguia criar reais finalizações. Os londrinos abusaram demais dos cruzamentos. Trossard tentou duas vezes pela esquerda. Na primeira, cruzou aberto e Pickford defendeu. Na segunda, errou o alvo. Zinchenko também tentou, mas também não acertou a meta. O ucraniano quase marca nos acréscimos ao receber completamente livre na área e finalizar de primeira, mas a bola não entrou por pouco.
Com o resultado, os Toffees conquistam sua primeira vitória no ano e deixam a zona de rebaixamento temporariamente na estreia de Sean Dyche como treinador, com 18 pontos e na 17ª colocação. Por outro lado, os Gunners sofrem o primeiro revés na Premier League nos últimos cinco meses e seguem no topo da tabela de classificação com 50 pontos. Na próxima rodada do Campeonato Inglês, o Arsenal recebe o Brentford no Emirates Stadium, em Londres/ING, em confronto londrino a ser realizado ao meio-dia do sábado (11). O Everton terá o Liverpool como oponente no Merseyside Derby, programado para a segunda-feira (13), às 17h, no Anfield, em Liverpool/ING.