Na próxima segunda-feira (07), o técnico Tite irá revelar os 26 jogadores que defenderão a Seleção Brasileiro na Copa do Mundo do Qatar. Dentre os 55 nomes da pré-lista enviada pelo técnico para a FIFA, está inclusive um zagueiro do Internacional. Aos 22 anos, Vitão faz excelente temporada pelo Colorado e vive expectativa de convocação.
A última grande atuação de Vitão, aliás, ocorre apenas dois dias antes do anúncio da lista. Na vitória sobre o Athletico, no Beira-Rio, o zagueiro foi praticamente perfeito, acertando quase todas as ações que tentou. Com mais espaços, o defensor até mesmo arriscou avançar mais, distribuindo 4 lançamentos e tento uma finalização, que foi bloqueada, de acordo com dados do aplicativo “Footstats”.
O número que surpreende em Vitão, no entanto, é outro. Zagueiro, é normal ele ficar em situações de confronto direto contra os atacantes adversários. Mesmo assim, o defensor fez partida sólida, dando 11 rebatidas sem cometer absolutamente nenhuma falta nos 90 minutos. Ao todo, inclusive, já são 18 jogos, somente no Campeonato Brasileiro, sem cometer nenhuma irregularidade. Além disso, mesmo titular do Internacional, ainda não recebeu nenhum cartão amarelo na competição.
Para saber tudo sobre o Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
A convocação para a Copa do Mundo, apesar dos números, é improvável. Sem nenhuma chamada em amistosos anteriores, Tite deve optar por zagueiros mais experientes e com maior rodagem. Mesmo assim, a tendência, se seguir assim, é que Vitão já inicie o próximo ciclo, independente do treinador, com oportunidades.
O técnico de Vitão no Internacional, inclusive, entende que o zagueiro já merece chances. Com passagem anterior pela Seleção Brasileira, Mano Menezes entende que o defensor só não foi chamado ainda por estar fora do mercado do centro do país ou de centros de maior disputa.
– Se estivesse nos centros mais observados já estariam falando com mais força sobre o Vitão. É um excelente jogador e temos uma ótima composição para a posição. Quando se tem um padrão bem desenvolvido os jogadores com a qualidade dele vão sempre entrar bem – disse Mano Menezes na entrevista coletiva pós-vitória sobre o Athletico.
No Internacional, Vitão seguirá pelo menos até julho de 2023. Com contrato suspenso junto ao Shakhtar Donetsk, em virtude da guerra entre Ucrânia e Rússia, o zagueiro está cedido ao Colorado e, caso seja desejo permanecer, precisará que os gaúchos se acertem financeiramente com os europeus, que cuidam atentamente o crescimento do jovem no futebol brasileiro.