O primeiro capítulo da final da conferência oeste da NBA foi escrito na noite desta quarta-feira (22). O Dallas Mavericks venceu o Minnesota Timberwolves por 108 a 105 no Target Center, em Mineápolis, e abriu 1 a 0 na série.
+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Em jogo equilibrado, a equipe de Minnesota esteve a maior parte do tempo na liderança do placar, mas viu o Dallas Mavericks assegurar a vitória no último período de jogo.
Nos dois primeiros quartos, a equipe da casa teve um ótimo volume e aproveitamento nas bolas de três, enquanto seu adversário levava a melhor dentro do garrafão. Contudo, a brusca queda de aproveitamento no perímetro dos Wolves na segunda metade da partida fez com que o jogo caminhasse para um cenário favorável aos Mavericks, que mantiveram sua dominância no garrafão.
O esloveno Luka Dončić foi o cestinha e grande destaque da partida, anotando 33 pontos, 6 rebotes e 8 assistências, além de uma atuação decisiva nos dois lados da quadra durante o 4° período. Kyrie Irving também foi importante na vitória, especialmente nos dois primeiros quartos, em que marcou 24 dos seus 30 pontos no jogo. Além disso, cabe ressaltar a partida do calouro Dereck Lively. O pivô de apenas 20 anos fez mais uma partida sólida nos playoffs, contribuindo para imposição e volume de Dallas debaixo da cesta.
Pelo lado do Minnesota Timberwolves, Jaden McDaniels foi o cestinha do time, com 24 pontos, e Anthony Edwards ficou a duas assistências de um triplo-duplo, finalizando a partida com 19 pontos, 11 rebotes e 8 assistências.
Os Mavs buscam chegar à sua terceira final de NBA, repetindo os feitos de 2011, em que se sagraram campeões, e 2006, em que ficaram com o vice. Enquanto os lobos tentam alcançar este feito inédito na história da franquia, que bateu na trave em 2004, perdendo para o Los Angeles Lakers por 4 a 2 nesta mesma fase atual da competição.
As equipes voltam a se enfrentar no jogo 2 da série, que acontece nessa sexta-feira (24) às 21h30, novamente no Target Center.