Corinthians

Neo Química Arena completa 10 anos do primeiro jogo oficial com recordes, bilheteria rentável, momentos históricos e boas lembranças para o corintiano

Neo Química Arena completa 10 anos do primeiro jogo oficial com recordes, bilheteria rentável, momentos históricos e boas lembranças para o corintiano. (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Construída para a Copa do Mundo de 2014, a Neo Química Arena completa neste sábado (18) dez anos desde seu primeiro jogo oficial.

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Construída para a Copa do Mundo de 2014, a Neo Química Arena completa neste sábado (18) dez anos desde seu primeiro jogo oficial.

A derrota do Corinthians por 1 a 0 para o Figueirense, que se deu durante a fase final de construção da arena, foi a primeira experiência do corintiano em ver o sonho da casa própria transformado em realidade. Desde então, são mais de 300 jogos, títulos, recordes de público e de arrecadação.

Apesar de um início frustrante, a derrota para o time catarinense foi a única da equipe, em sua casa, em 2014. O clube terminou o ano com uma renda próxima a R$ 2 milhões por partida. Essa marca se manteve e foi até superada ao longo dos dez anos e mostra que, desde a saída do Pacaembu, o clube conseguiu consolidar seu público no estádio.

No Brasileirão de 2024, o time conseguiu, pela primeira vez desde a inauguração, colocar mais de 40 mil torcedores nas três primeiras rodadas, com arrecadação média no Brasileirão de R$ 2.689.094,50 até este momento. Em comparação a última década este é o melhor período do clube nas bilheterias desde a sua inauguração.

+Goleada garante o Corinthians na próxima fase da Copa Sul-Americana; veja as condições do Timão para a última rodada

Caso continue com esses números (média de 41.020 torcedores pagantes por jogo), o Corinthians pode ter seu melhor público da história da Neo Química, no mesmo ano em que completa uma década de existência. Esse dado traz consigo uma renda média de R$ R$ 2.470.565,51 por jogo, inferior somente àquela de 2022, em que o clube arrecadou algo próximo a R$ 2,6 milhões a cada partida.

O público pagante está em uma tendência de crescimento desde o retorno da pandemia. Com números próximos a 38 mil por jogo em 2022 e 2023, esta temporada pode ser a primeira em que o estádio tem uma ocupação superior a 41 mil pessoas a cada partida.

O maior crescimento de público se deu após o hiato em 2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19. Isso se deve a ações do clube junto ao torcedor e na Neo Química Arena, como camarotes, ativações de marketing e promoções. ”Era uma promessa de campanha, da gente ter 70% da nossa arena para o corintiano, para o povo e com ingressos populares”, afirmou Augusto Melo, presidente do Corinthians.

Os camarotes são parte deste crescimento e proporcionam experiências especiais aos torcedores, que vão além da partida em si. Alessandro Tomazelli é sócio-diretor da Companhia do Tomate, empresa responsável por gerenciar o Camarote Arena Kids, um dos presentes no estádio. Atualmente o local dispõe de dois andares com capacidade para receber mais de 300 pessoas para festas infantis e escolares.

Para saber tudo sobre o Corinthians, acompanhe o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Com a proposta de oferecer recreação, o espaço conta com um time de monitores especializados e muita diversão desde estações de videogame Playstation com direito a simuladores, até brinquedão labirinto, brinquedos infláveis, futmesa e etc. O aniversariante ainda pode contar com a presença do Mascote Mosqueteiro na hora dos parabéns. O Arena Kids também permite que crianças de até 13 anos em dias em que o Corinthians não disputa jogos possam atuar em um campeonato no gramado, podendo, durante o processo, se trocar no vestiário e até dar uma entrevista na sala de imprensa.

“Chegamos na arena com algumas ativações, em outubro de 2016. Fizemos o Dia das Crianças lá e deu muito certo. Foram ações realizadas nos portões de entrada para pais e filhos brincarem juntos. Depois disso começamos a fazer as festas lá em 2018, com uma festa piloto. Deu tão certo que no ano seguinte nos foi oferecido um espaço fixo devido a alta demanda de pedidos feito pelas próprias famílias que queriam um local que pudessem assistir aos jogos com segurança, tranquilidade e comodidade”, recorda Tomazelli.

Em agosto de 2019, o Arena Kids, então, ganhou vida. “De lá para cá estamos colaborando e ajudando os torcedores a construírem história e memórias ao lado da arena alvinegra, o que nos enche de orgulho. Sabemos que o nosso nicho é muito específico e atinge famílias e crianças e sabemos o compromisso que temos no intuito de gerar boas experiências sejam elas em dias de jogos, sejam elas em festas fora do dia de jogos”, completa.

Experiência semelhante tem Léo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality, empresa que faz a gestão do camarote FielZone. “A Neo Química Arena é um dos palcos mais importantes do futebol brasileiro. É um estádio muito conectado com a torcida corinthiana, que dispõe de uma identidade visual única e conta com diversos espaços que movimentam o local mesmo em dias sem jogos”, pontua.

“A ideia da Choperia FielZone nasceu em 2019, com um projeto que visava transformar parte do setor oeste em um camarote personalizado, além de criar uma casa de shows e um restaurante temático, entregando mais um ponto comercial para a região. Por isso, para nós, com tudo que construímos, é um orgulho imenso fazer parte da história”, celebra Rizzo.

Retrospecto na Neo Química Arena

Desde a inauguração, o Corinthians disputou 338 jogos como mandante na Neo Química Arena. Destas mais de 300 partidas, 196 terminaram com a vitória dos alvinegros, outras 94 empatadas e apenas em 48 o Corinthians foi derrotado. Cerca de 67,3% de aproveitamento, o que significa que, em média, o Corinthians vence dois jogos a cada três disputados na Arena. Nesses dez anos, três títulos foram conquistados em seu estádio: Paulistão (2017 e 2019) e Campeonato Brasileiro (2017). Além destes, o Corinthians conquistou outro Estadual, em 2018, e Brasileirão, em 2015, mas em ambos os casos o título foi conquistado longe de seus domínios (Allianz Parque e São Januário, respectivamente).

Além do masculino, o time feminino disputa desde 2018 uma série de partidas decisivas na Arena. Até o momento foram 24 jogos, com 23 vitórias e apenas um empate. Nesse período, são dez títulos conquistados: quatro Campeonatos Brasileiros (2020, 2021, 2022 e 2023), três Supercopas do Brasil (2022, 2023 e 2024) e três Campeonatos Paulistas (2019, 2021 e 2023).

Competições internacionais

Além do Corinthians, a Neo Química Arena já recebeu, desde sua inauguração, uma série de partidas e eventos internacionais. A começar pela Copa do Mundo, em 2014, o estádio sediou jogos da Olimpíada de 2016, Copa América de 2019 e Eliminatórias da seleção brasileira para a Copa do Mundo – além de amistosos. Já há a expectativa do estádio receber também jogos na Copa do Mundo feminina de 2027, que acontecerá no Brasil.

Em setembro, dia 6, também sediará a primeira partida da National Football League (NFL) no continente sul-americano em 2024. A principal liga de futebol americano dos Estados Unidos definiu que Philadelphia Eagles e Green Bay Packers se enfrentarão às 21h15, na casa corintiana. Até essa escolha, a cidade de São Paulo passou por uma série de avaliações, que culminaram na definição do local da partida.

O estádio do Corinthians se destacou nas análises da liga, que se iniciaram há mais de dois anos. No Brasil, Allianz Parque e MorumBIS foram alguns dos estádios que também foram cotados pela NFL para que São Paulo pudesse sediar a partida em 2024, que acontecerá na primeira rodada da temporada regular. Rio de Janeiro, Madri e Barcelona também foram analisadas como possibilidades.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo