Nesta terça-feira (24), teve início em Valência os testes de pré-temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E.
Pilotos e equipes aproveitarão os próximos dias para prepararem os GEN3 para a próxima edição do mundial de carros elétricos, que terá início em janeiro de 2024, na Cidade do México.
No primeiro dia de testes, apenas uma das duas sessões previstas foi realizada. O segundo treino não aconteceu devido a um princípio de incêndio no paddock, mas que foi imediatamente controlado após os procedimentos de emergência. Uma pessoa chegou a ser levada ao hospital por precaução, mas teve alta pouco tempo depois sem nenhum ferimento.
Uma investigação sobre a causa do incidente já está em andamento e a Fórmula E optou por não realizar as sessões de treinos previstas para esta quarta-feira (25), retomando as atividades na quinta-feira, sujeitas à confirmação no decorrer das próximas horas.
Na única sessão de treino realizada no dia, o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) cravou o tempo mais rápido nos minutos finais, com 1min24s474, repetindo o bom desempenho que a equipe britânica teve nas sessões de treinos da última temporada.
Evans foi mais de meio segundo mais rápido do que o melhor tempo dos treinos realizados no mesmo Circuito Ricardo Tormo, no final do ano passado. Na ocasião, o alemão Maximilian Günther liderou quatro das cinco sessões realizadas, e teve como melhor tempo a marca de 1min25s127.
Além de Mitch Evans, outros seis pilotos conseguiram fechar a sessão com tempos abaixo do que o registrado por Günther no ano passado, demonstrando a evolução das equipes e dos pilotos com o GEN3 desde o primeiro contato com o monoposto, há pouco mais de dez meses.
Campeão da sexta temporada da Fórmula E, o português Antonio Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) ficou com o segundo melhor tempo, 0,143s atrás de Mitch Evans. O suíço Sebastien Buemi, campeão no segundo ano do mundial de carros elétricos, ficou em terceiro pilotando um dos carros da Envision Racing, atual campeã entre as equipes.
Agora piloto da Mahindra Racing, o suíço Edoardo Mortara ficou em quarto, seguido por Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) e Maximilian Günther (Maserati MSG Racing).
Um dos pilotos novatos nesta semana de testes de pré-temporada da Fórmula E em Valência, Taylor Barnard (NEOM McLaren) chegou a liderar a sessão durante alguns minutos, pilotando o GEN3 que será utilizado por Sam Bird durante o campeonato mundial. Por fim, ele fechou a sessão com o sétimo melhor tempo do dia, 1min24s929s.
Restando pouco menos de uma hora para o término da sessão, o piloto Robert Schwartzman (DS Penske) escapou no setor 3 do Circuito Ricardo Tormo e bateu, ocasionando a entrada do carro médico e interrompendo a sessão por alguns minutos.
Os dois pilotos brasileiros confirmados no grid da 10ª temporada da Fórmula E participaram do primeiro dia de testes. Sérgio Sette Câmara (ERT Formula E Team) fechou a sessão com o nono melhor tempo: 1min25s286.
De equipe nova após passagem pela Mahindra Racing no último mundial, Lucas di Grassi conseguiu cravar o 12º melhor tempo da sessão pela ABT Cupra, com 1min25s347.
A 10ª temporada da Fórmula E terá ao todo 16 etapas, sendo que o Brasil novamente está confirmado no calendário do mundial de carros elétricos.
Os GEN3 vão acelerar no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP), no dia 16 de março de 2024, e a venda de ingressos para a corrida será aberta na semana que vem.
Foto: Formula E