O Brasil vai estrear na Copa do Mundo do Qatar na próxima quinta-feira (24), quando terá pela frente a Sérvia, em seu primeiro jogo válido pelo grupo G da competição. Garantir um resultado positivo será importante para a Seleção Brasileira e a participação de Neymar pode deixar uma vitória muito bem encaminhada. O atacante tem um grande retrospecto pelo Brasil e balançou as redes em todas as competições oficiais que disputou com a camisa amarelinha.
No Qatar, Neymar vai disputar a sua terceira edição de Copa do Mundo. O atacante estreou no Mundial que foi disputado no Brasil, em 2014, quando fez quatro gols em cinco jogos. Já na Rússia, em 2018, Neymar novamente disputou cinco partidas, mas desta vez foram dois gols marcados. Se o atacante conseguir manter o retrospecto, o Brasil já sabe que poderá comemorar pelo menos um gol de Neymar durante a Copa do Mundo.
Para saber tudo sobre a Copa do Mundo Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Esta será a sétima competição oficial de Neymar com a camisa da Seleção Brasileira principal e em todas as outras o jogador conseguiu pelo menos um gol. No currículo, o atacante jogou duas edições de Copa do Mundo, três da Copa América e uma Copa das Confederações. Somando apenas partidas oficiais, Neymar defendeu o Brasil em 27 jogos e marcou 15 gols. Como melhores desempenhos estão a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo (2014), ambas disputadas no Brasil, aonde Neymar fez quatro gols em cinco jogos.
Artilharia histórica:
A Copa do Mundo do Qatar também poderá fazer Neymar assumir a liderança de jogador que mais fez gols com a camisa da Seleção Brasileira em toda a história. Atualmente a marca pertence a Pelé, que anotou 77 gols em 92 partidas (contando apenas jogos oficiais). Considerado o melhor jogador de todos os tempos, Pelé conquistou, entre outros títulos, três vezes a Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970).
Neymar tem apenas dois gols a menos do que o rei do futebol e já fez 75 gols com a camisa do Brasil, tendo disputado 121 jogos oficiais. O atacante chegou ao segundo lugar da artilharia da Seleção Brasileira no dia 13 de outubro de 2020, na partida diante do Peru, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2022. Na ocasião, Neymar superou Ronaldo, que é o terceiro maior artilheiro com 62 gols em 99 partidas. Se fizer três gols na Copa, o atacante do Paris Saint-Germain vai garantir o primeiro lugar na artilharia histórica do Brasil.
Artilharia em Copas:
Uma outra marca que Neymar busca no Qatar é a possibilidade de se tornar o maior artilheiro do Brasil em toda a história da Copa do Mundo, mas o feito está longe de ser fácil. A marca pertence a Ronaldo, que marcou 15 gols entre as Copas de 1998 e 2006. O Fenômeno, como era conhecido, ainda terminou o Mundial de 2002 como o artilheiro máximo daquela competição, tendo balançado as redes oito vezes.
Neymar, que tem seis gols marcados em Copas (quatro em 2014 e dois em 2018), ocupa atualmente a nona posição entre os jogadores que mais balançaram as redes em Mundiais pelo Brasil. Além de Ronaldo (15 gols), ainda estão a frente de Neymar, Pelé (12 gols), Ademir de Menezes (9 gols), Vavá (9 gols), Jairzinho (9 gols), Rivaldo (8 gols), Careca (7 gols) e Leônidas da Silva (7 gols). Apesar de a primeira colocação ser uma tarefa muito difícil, Neymar poderá melhorar sua posição no ranking durante a disputa no Qatar.
Confira os números de Neymar em competições oficiais:
Copa América (2011): 4 jogos / 2 gols
Copa das Confederações (2013): 5 jogos / 4 gols
Copa do Mundo (2014): 5 jogos / 4 gols
Copa América (2015): 2 jogos / 1 gol
Copa do Mundo (2018): 5 jogos / 2 gols
Copa América (2021): 6 jogos / 2 gols