A NFL (National Football League) oficializou nesta quarta-feira (19) a realização de um jogo da temporada regular no Brasil em 2025. A partida acontecerá no dia 5 de setembro, novamente na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, e terá o Los Angeles Chargers como time mandante. O adversário ainda será definido.
O anúncio foi feito em evento com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do gerente geral da NFL no Brasil, Luis Martinez, e do CEO da SPTuris, Gustavo Pires. A realização do jogo reforça a estratégia da liga em expandir sua presença global, após o sucesso da primeira partida em solo brasileiro, realizada em 2024.
“Após um primeiro jogo bem-sucedido e memorável no Brasil, estamos muito felizes em confirmar o retorno da NFL a São Paulo, agora com o Los Angeles Chargers como time designado. Seguimos firmes em nosso compromisso de longo prazo com o país” afirmou Luis Martinez.
Expansão global da NFL
O jogo no Brasil foi o último a ser anunciado entre os oito confrontos internacionais que a NFL realizará na temporada 2025. A liga já confirmou partidas em Londres (três jogos), Berlim, Madri, Dublin e Melbourne. A partir deste ano, o número de partidas fora dos Estados Unidos dobrará de quatro para oito, consolidando a expansão da liga para novos mercados.
Além disso, o Rio de Janeiro está em negociações para sediar uma partida da temporada regular em 2026, o que pode fazer do Brasil um destino recorrente da liga, como já ocorre com Inglaterra e Alemanha.
Impacto econômico e paixão do público
O sucesso do jogo inaugural da NFL no Brasil, em 2024, foi um fator determinante para a escolha de São Paulo novamente. A partida entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, realizada também na Neo Química Arena, registrou 47.236 espectadores e movimentou cerca de US$61,9 milhões (R$330 milhões) na economia local, segundo estimativas da prefeitura.
“O impacto do primeiro jogo foi imenso, tanto para o turismo quanto para a economia da cidade. Esperamos um resultado ainda maior em 2025”, declarou Gustavo Pires, da SPTuris.
O Los Angeles Chargers, que será o time da casa desta vez, vem de uma boa campanha em 2024, com 11 vitórias e seis derrotas, mas foi eliminado na primeira rodada dos playoffs pelo Houston Texans. Diferente do ano passado, quando os Eagles jogaram de verde, o que gerou brincadeiras entre torcedores paulistas, a identidade visual dos Chargers (azul, amarelo e branco) deve evitar polêmicas.
A expectativa agora fica para o anúncio do adversário e para a abertura das vendas de ingressos, que devem repetir a alta demanda registrada na primeira edição.
