A rodada final da temporada regular da NFL teve destaque para o Brasil. O kicker do Chicago Bears, Cairo Santos, foi decisivo ao garantir a vitória de sua equipe nos instantes finais da partida. Enquanto isso, Tanner McKee, quarterback do Philadelphia Eagles, que exibe orgulhosamente a bandeira do Brasil em seu capacete, estreou como titular e comandou seu time a mais uma vitória na competição.
Chute da vitória
Cairo Santos, único jogador brasileiro na maior liga de futebol americano do mundo, brilhou mais uma vez. Aos 33 anos, o kicker, que está em sua 11ª temporada na NFL, se destaca pela consistência em sua posição. Neste domingo (5), ele foi fundamental na vitória do Chicago Bears sobre o Green Bay Packers, no Lambeau Field.
Nos segundos finais da partida, Santos foi chamado para tentar um field goal de 51 jardas. Com precisão e tranquilidade, acertou o chute entre as traves, garantindo três pontos para sua equipe, que venceu por uma diferença de apenas dois pontos. Além de encerrar uma sequência de quatro derrotas dos Bears, o brasileiro estabeleceu um recorde pessoal ao acertar seu oitavo field goal de mais de 50 jardas na temporada.
Quarterback ‘brasileiro’ brilha em vitória dos Eagles
Tanner McKee, normalmente o terceiro quarterback reserva dos Eagles, foi chamado para o jogo devido a uma série de lesões na equipe. O titular, Jalen Hurts, ficou de fora por conta de uma lesão no dedo e protocolo de concussão, enquanto Kenny Pickett, segundo na hierarquia, não pôde atuar por lesão nas costelas. Com isso, McKee teve a oportunidade de liderar os Eagles, assegurando a 14ª vitória da temporada regular para o time.
Em uma atuação segura, McKee completou 27 de 41 passes tentados, acumulando 269 jardas e lançando dois touchdowns. Seu rating — uma métrica utilizada para avaliar quarterbacks, que vai até 158,3 — foi de 100,6, demonstrando sua eficiência na partida.
A ligação de McKee com o Brasil
Embora nascido nos Estados Unidos, McKee tem uma forte conexão com o Brasil. Passou quase três anos no país em trabalho missionário, vivendo por um período em São Paulo e, posteriormente, em Curitiba, onde permaneceu a maior parte do tempo. Durante sua estadia, aprendeu a falar português fluentemente e desenvolveu um carinho especial pela cultura brasileira.
Após retornar aos Estados Unidos, McKee se formou em Stanford, uma das mais prestigiadas universidades do mundo, antes de ingressar na NFL. Atualmente, ele exibe a bandeira brasileira em seu capacete. Isso porque, em 2022, a NFL lançou o projeto “Heritage Program”, que é uma iniciativa para destacar a herança cultural dos jogadores com ascendências de outras nacionalidades. Apesar de não ter descendência brasileira, McKee optou por fazer o mesmo, num sinal de apreciação pelo papel do país em sua formação.
“O Brasil faz parte da minha história. Me ajudou a chegar no lugar que estou hoje”, disse o jogador à ESPN Brasil em abril do ano passado.
Coincidentemente, o primeiro jogo da NFL realizado no Brasil, o ‘São Paulo Game’, em setembro do ano passado, foi disputado entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers. Na ocasião, McKee atraiu a atenção do público brasileiro e consolidou seu vínculo com o país.