Pela manhã desta sexta-feira (5), que marcou a reapresentação do Cruzeiro na Toca do Raposa 2, o técnico Nicolás Larcamón falou pela primeira vez à imprensa, no posto de comandante celeste. Contratado ao final de dezembro, o argentino falou abertamente sobre o seu início de trabalho, suas visões e pretensões com o clube na temporada de 2024. Confira alguns destaques:
FORMA DE JOGO
Conhecido por ter um estilo ofensivo de jogar, Nicolás detalhou melhor a sua forma de jogo com os seus comandados. Exaltando o Cruzeiro e seus diversos aspectos, o técnico afirmou a importância de ter um estilo mais avançado, com uma forte coletividade.
– O estilo de jogo que me caracteriza é uma equipe dinâmica, protagonista e ofensiva, com uma clara identidade coletiva, e principalmente com uma intenção de gerar boas emoções aos torcedores. Esse clube tem uma torcida importante, apaixonada, com uma história e tradição importante, então nosso compromisso está com as emoções que queremos despertar.
+ Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
OBJETIVO PARA 2024
Falando sobre os objetivos na temporada, Larcamón definiu a Copa Sul-Americana como um foco principal do Cruzeiro para 2024, destacando o retorno do clube em competições internacionais. O treinador ainda reconheceu o desafio do calendário no futebol brasileiro, e definiu a disputa do Campeonato Mineiro como oportunidade de ‘grandes testes’.
– Temos que entender que a parte mais exigente e relevante daqui uns meses. Essa busca de um equilíbrio e estratégia inteligente para encarar o Estadual, e chegar aos torneios mais importantes com muita consistência de rendimento e condição. (…) Vai ser uma volta muito gratificante para nós como organização, a torcida, de ver o Cruzeiro no plano internacional. Para nós é um grande objetivo na temporada, fazer uma participação boa [na Sul-Americana], competir até as fases decisivas.
ELENCO E CONJUNTO COM A BASE
Nicolás Larcamón falou sobre o que espera na montagem do elenco, e principalmente, do seu ’11 inicial’ nas partidas. Junto disso, o treinador reconheceu a importância de seguir adiante com a integração do time principal da Raposa, com as categorias de base. Dito como alguém ‘formador’, é uma ideia do argentino buscar ter mais atletas jovens.
– A melhor versão competitiva de uma equipe se alcança com um bom trabalho interno. Que nenhum jogador se sinta empoderado, de que não tem com quem competir diariamente para ganhar seu lugar. (…) O objetivo é fazer com que os jovens sejam aproveitados e se consolidem como elementos do time principal. Dar lugar aos jovens, preparar e trabalhá-los para que estarem na equipe.