Tênis

Nº 1 do mundo, André Baran vence batalha incrível após nove match-points e joga a semi no BT 400 de Belo Horizonte

Baran de azul e verde e Cappelletti de preto (Foto: Marcos Luciani)

Semifinais começam às 9h45 neste sábado, 5, no feminino, e a partir das 12h45 no masculino. Decisões largam a partir das 18h com transmissão da ESPN 4

Baran de azul e verde e Cappelletti de preto (Foto: Marcos Luciani)

Mais um dia emocionante na Arena RM, de Rafael Moura, o He-Man, em Belo Horizonte (MG), com a definição dos semifinalistas do ITF BT 400 realizado na arena situada  no Espaço 356, no bairro Olhos D´Água, na capital mineira. A competição é uma das maiores do mundo com praticamente todos os top 10 na disputa no masculino e no feminino, premiação total de US$ 35 mil (R$ 192 mil) e 440 pontos no ranking para cada dupla campeã.

Atleta de Belo Horizonte, número 20 do mundo, Graziele Silva fez a festa da torcida mineira nesta sexta-feira ao atingir seu maior resultado na carreira com a vaga na semifinal. Graziele e a paranaense Marcela Vita, ex-top 10, atual 14ª, derrotaram nas quartas de final a quarta melhor dupla do torneio da italiana Veronica Casadei e da espanhola Ariadna Graell por 6/3 6/4. Esta será a primeira semi de Graziele neste nível de torneio. Ela soma dois títulos de nível BT 200 este ano em Itumbiara (GO) e Cuiabá (MT). 

Elas vão buscar vaga na final neste sábado a partir das 11h15 contra a dupla cabeça de chave 2 formada pelas italianas Flaminia Daina e Nicole Nobile que superaram as brasileiras Isadora Simões e Júlia Nogueira por 7/6 (7/3) 6/4. A outra semifinal, a partir das 9h45, será entre as italianas Sofia Cimatti e Greta Giusti e a dupla da brasileira Raquel Iotte com a espanhola Eva Palos. As principais favoritas, a paranaense Vitória Marchezini e a paulistana Sophia Chow, que buscavam o número 1 do mundo em caso de título neste final de semana, perderam da dupla russa formada por Elizaveta Kudinova e Anastasia Semenova por 6/3 6/2 nas oitavas de final.

No masculino, novamente o número 1 do mundo, André Baran, precisou batalhar ao lado do italiano Michele Cappelletti, também líder da tabela. Os dois salvaram cinco set-points na primeira etapa saindo de 2/5 abaixo e mais vários no tie-break incrível do segundo set para derrotarem o letão Maksmilians Andersons e o russo Dmitrii Pavlov com o placar de 7/5 7/6 (17/15). Baran e Cappelletti precisaram de nove match-points para o triunfo.

 Na estreia, na quinta-feira, Baran e Cappelletti venceram salvando um match-point no super tie-break. Este é o primeiro torneio de Baran como o primeiro do ranking da Federação Internacional de Tênis, primeiro brasileiro a obter tal façanha após dez anos. A dupla joga contra os brasileiros Daniel Mola, 9º do mundo, e Giovanni Cariani, 11º, que passaram pelos italianos Federico Galeazzi, também atleta da casa, e Felippo Boscolo por 6/2 7/6 (12/10).

“Queria agradecer ao público que nos proporciona esses momentos gostosos, como não amar esse esporte, não é ? Passar essa energia pra galera, expandir nosso esporte. Isso aqui é emocionante, estamos fazendo nosso máximo em quadra . Foi muita resiliência, lutamos muito hoje, as coisas não estavam dando certo no primeiro set, mas lutamos, no segundo set desandaram, tivemos muitos set-points contra, a favor. Cappelletti passou no teste da paciência (risos)”, vibrou Baran.

Cappelletti completou: “Acho que nunca mais vai acontecer algo assim na história do Beach Tennis. Games perdidos de 40 a 0, depois 0 a 40 e perdíamos. Agora jogamos com uma nova pressão, não é fácil . Temos essa resiliência, mas precisamos ser mais equilibrados, eu sobretudo, quando precisa fechar o jogo, tenho que fechar. Estamos super felizes e cansados, mas vamos”.

A outra semi será entre os cabeças de chave 2, o italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti, que tiveram dificuldades nas oitavas de final contra o mineiro David Abdanur e Mateus Freitas por 6/2 4/6 10/6, mas ganharam confiança no triunfo sobre o atleta da Arena RM, o mineiro Victor Gonzaga, e Gabriel Santos fazendo 6/1 6/2. Eles enfrentam a dupla do santista Allan Oliveira, 12º, e Leonardo Branco, 10º, que passaram por Felipe Loch e Antomi Ramos por 6/3 6/1.

O sábado é o dia decisivo no torneio com as semifinais femininas a partir das 9h45. As semis do masculino começam às 12h45. Os dois primeiros jogos terão transmissões do Disney+ e do PlayBT no Youtube. A decisão feminina começa às 18h e a masculina logo a seguir com transmissão da ESPN 4 e do PlayBT .

Programação deste Sábado (5):

Quadra Central

9h45 –  Eva FERNANDEZ PALOS (ESP) / Raquel IOTTE (BRA) [8] vs. Sofia CIMATTI (ITA) [5] / Greta GIUSTI (ITA)

11h15 – Graziele DA MATA SILVA (BRA) / Marcela VITA (BRA) [7] vs. Flaminia DAINA (ITA) [2] / Nicole NOBILE (ITA)  

12h45 – Andre BARAN (BRA) / Michele CAPPELLETTI (ITA) [1] x Giovanni CARIANI (BRA) [3] / Daniel MOLA (BRA)

14h – Leonardo GARROSSINO BRANCO (BRA) / Allan OLIVEIRA (BRA) [5] vs. Nicolas GIANOTTI (FRA) [2] / Mattia SPOTO (ITA)  

17h55 – Final Feminina

A Seguir – Final Masculina

Serviço

A quadra central já está lotada todos os dias tanto na parte gratuita quanto na área do camarote. Para acompanhar as demais quadras o acesso é gratuito na Arena RM. O empreendimento é de Rafael Moura, o He-Man do futebol, que brilhou no Atlético (MG) e outros grandes clubes como Corinthians, Botafogo e Fluminense.

Endereço: A Arena RM está localizada no Espaço 356, na Rua Adriano Matos e Chaves número 100, no bairro Olhos D’Água, em Belo Horizonte.

O torneio ITF BT 400 Belo Horizonte conta com o patrocínio oficial da Deloc – Soluções em Cozinhas Industriais e Cervejaria Colder e patrocínios da Euroville Volvo, Colpany Temper e Casemiro – Locação de Móveis e Copasa. O evento tem o apoio da For Run Sports, Sol & Neve, Achei Troféus, Drop Shot, Epo Empreendimentos, 356 Living Center, Adjutos Assessoria Contábil, Oasis Saúde Integrativa e Bem-Estar, TLK Transportes, Banco BRB, Flores e Muito Mais, Maison Deboá, ZEIQ, Bloco Sigma, Patogé, Life Projects Arquitetura.

O Hotel Oficial é o Holiday Inn. A bola oficial é a Drop Shot. O torneio tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Mineira de Tênis.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo