Na manhã deste sábado (10), a seleção norueguesa de handebol feminino venceu a seleção francesa pelo placar de 29 a 21 e se consagrou campeã olímpica em Paris 2024. A Noruega, que já figurava no pódio das últimas quatro edições de Jogos Olímpicos, conquistou sua terceira medalha de ouro, superando as anfitriãs e atuais campeãs de Tóquio 2020.
A partida entre as duas grandes favoritas foi marcada por uma primeira etapa equilibrada, finalizando com uma parcial de 15 a 13 para as norueguesas.
Na volta da segundo tempo, a Noruega passou a ser superior, reforçando o trabalho defensivo para anular o ataque francês, e encaminhou bem a partida para um resultado favorável, restando apenas administrar a vantagem até o fim do jogo. As campeãs também demonstraram uma eficiência maior nos arremessos ao longo de toda partida, fator crucial para a garantia do resultado.
As duas potências do handebol feminino já haviam protagonizado esse duelo em outras seis finais, mas nunca antes em uma final olímpica. O retrospecto continuou favorável à Noruega, que já havia vencido quatro desses seis confrontos. A conquista ainda ganha um sabor especial de revanche, pois uma das duas finais perdidas para as francesas havia sido no Mundial de 2023, com sede tripla na Suécia, Noruega e Dinamarca.