América-MG

Nove jogos! Como América-MG saiu do Z4 para disputar uma vaga na próxima Libertadores?

Foto: Marina Almeida / América
Foto: Marina Almeida / América

O América-MG derrotou o Corinthians por 1 x 0 no último domingo e chegou a incríveis 75% de aproveitamento no returno do Brasileirão, ficando atrás apenas de Internacional e Palmeiras no quesito. Mas como uma equipe que a pouco mais de 2 meses estava brigando contra a zona de rebaixamento, virou uma equipe modelo que briga na parte de cima da tabela?

A resposta é abrangente e pode ser expandida para alguns pontos, mas o foco tem nome, e se chama Vagner Mancini. O treinador que já tinha experiência no comando do coelho, substituiu Marquinhos Santos com o brasileirão em andamento e começou a organizar a casa, mas a série de lesões que vem acontecendo com frequência na temporada 2022 foram um dos pontos que fizeram com que o time demorasse a engrenar.

Entre outros fatores, o treinador optou, num primeiro momento, por organizar a parte defensiva da equipe, pois como citado pelo grande Alex Ferguson, “ataque ganha jogo e defesa ganha campeonato”. Até mesmo pela quantidade de boas peças no setor, Vagner Mancini construiu a evolução do rendimento da equipe partindo da parte defensiva, aprimorando ao máximo o posicionamento e marcação dentro de campo, além de trocas constantes entre os jogadores até encontrar a dupla ideal para os defensores e laterais. O goleiro Matheus Cavichioli também é uma peça fundamental nessa arrancada, tendo sofrido apenas 3 gols no returno.

Claro que o time ainda comete seus erros dentro de campo, como o excesso de chances perdidas na cara do gol, mas a melhora é diária e a fase da equipe é excelente. Hoje o América ocupa a oitava posição no Brasileirão, com 39 pontos e está confiante para conquistar uma vaga na próxima Copa Libertadores. Atualmente o grupo que se classifica para a competição é chamado de G-6, porém a uma grande possibilidade de expansão para G-8 com as prováveis definições das competições que dão vagas diretas para o torneio. Na próxima quarta-feira (28), o América enfrenta o Cuiabá na Arena Pantanal, às 21h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo