O YouTube fechou um acordo para transmitir 16 partidas do Campeonato Paulista de 2022. Com o fim de contrato com a Globo pelos direitos de transmissão, a empresa que pertence ao Google adquiriu o pacote da emissora que vigorava até a última edição. O Grupo Globo não ampliou o contrato com a FPF para a exibição do Paulistão em TV aberta (Globo), fechada (Sportv) e pay-per-view (Premiere).
A plataforma será o único modo de acompanhar o Paulistão, de graça e ao vivo, no meio digital. O contrato prevê a exibição de um jogo por rodada na primeira fase, um das quartas de final, um da semifinal e as duas finais.
– A parceria com a Federação Paulista de Futebol reforça nosso compromisso com o Brasil e mostra nosso empenho em ser o melhor parceiro para federações, clubes e ligas e entregar o melhor conteúdo aos fãs de esporte. Esperamos poder trazer jogos emocionantes do campeonato, assim como todo tipo de conteúdo relacionado à transmissão, capaz de agradar ao nosso público global e diversificado – disse Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.
Além do Paulistão, o YouTube tem os direitos da Major League Baseball, a MLB, nos Estados Unidos, e a Fórmula 1, na Europa. Em território nacional, a empresa já exibiu a Copa do Nordeste.
A FPF ainda tem alguns acordos para fechar os direitos de transmissão do Campeonato Paulista. A federação decidiu negociar de forma desmembrada, com isso ainda busca parceiros para a exibição em TV aberta, fechada e plataformas pagas de streaming.
O acordo do YouTube com a FPF ainda prevê a transmissão de outras competições como: o Paulistão Feminino, a Copa São Paulo, o Paulista Sub-20 e o Paulistão A2.