Nesta quarta-feira (29), foi posto em pauta, na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, o planejamento do projeto do novo autódromo da cidade, localizado no bairro de Guaratiba. A capital fluminense não dispõe de um circuito apropriado para as competições de automobilismo desde 2012, quando o antigo autódromo, em Jacarepaguá, foi desativado.
+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
A ação faz parte do Projeto de Lei Complementar (PLC) 162/2024 e aborda questões relacionadas a medidas de preservação ambiental no terreno em que há de ser realizada a obra. Atualmente, o terreno, de mais de 2 milhões de metros quadrados, é um loteamento entre a Avenida Dom João VI e a Estrada da Matriz, com um trecho localizado próximo à estação de BRT Mato Alto.
A intenção é que o autódromo ocupe apenas 2% da taxa total de ocupação da área, sendo planejado uma pista com traçado de 5,020 km, com 5 mil metros quadrados para os boxes e 3,981 mil m² para o paddock. Além disso, há também a inclusão de um salão nobre, uma sala de imprensa, estacionamento, kartódromo e pista de motocross, bem como uma arquibancada para cerca de 18,6 mil pessoas.
O engenheiro responsável pela obra é Sérgio Dias, que também encabeça o projeto do novo Estádio de São Januário, do Vasco da Gama. Segundo o profissional, um plano de replantio, a manutenção de uma área de preservação permanente e um manguezal distribuído em cerca de 43 mil metros quadrados da área total, também são garantias do projeto.
O projeto ainda determina algumas intervenções na região, como a criação de novas estações de BRT e o incentivo a atividade culturais e shows no período sem a realização de corridas.
O PLC do novo autódromo foi protocolado pelo prefeito Eduardo Paes no dia 21 de março, recebendo um parecer favorável na última segunda-feira (27). A expectativa é que o projeto vá para a votação no mês de junho.