O jornal “Marca” divulgou nesta sexta-feira (dia 19) que o novo formato da Liga dos Campeões da Europa está planejado e poderá ser aprovado pela UEFA em março.
Segundo o diário espanhol, a partir de 2024, o número de participantes passaria de 32 para 36 clubes; ao invés de grupos, as equipes estariam divididas em níveis, como nos sorteios para a criação de grupos atualmente. Os times enfrentariam mais os adversários do mesmo “pote”, embora joguem também contra os dos outros níveis.
O número de partidas não está definido, mas a tendência é que dois times se enfrentem apenas uma vez na primeira fase de maneira aleatória. Não haverá o formato de ida e volta por conta do calendário.
Os oito melhores colocados dessa primeira fase garantiriam vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões, e a outra metade seria decidida em uma eliminatória, sem formato definido até o momento. Dessa maneira, os times considerados “gigantes” se enfrentariam mais vezes – no mínimo em seis ocasiões.
O objetivo da UEFA é frear o desenvolvimento de uma Superliga Europeia, projeto desejado por clubes grandes do continente para obterem maior verba. Times como o Real Madrid acreditam que aumentar o número de confrontos entre equipes gigantes resultará em maiores cotas de televisão.
A UEFA criou uma comissão que já entrou em contato com clubes menores. O próximo passo é convencer os gigantes a aceitarem o projeto. Para isso, o presidente da entidade – Aleksander Ceferin – se reunirá com o presidente do Real Madrid – Florentino Pérez -, um dos responsáveis pela Superliga Europeia.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.