No último sábado (26), o Corinthians anunciou a contratação de Juan Cazares. O ex-Atlético-MG chega como possível solução do meio-campo do Timão, que tem sido contestado. Cazares, que estava desde 2016 no Galo, teve boas temporadas, mesmo que tenha sofrido lesões e, recentemente, perdido espaço. E seus números não mentem.
Se comparado com outros jogadores do Corinthians, o equatoriano já é destaque dentro do elenco. Seja na criação com passes, dribles ou finalizações, as estatísticas de Cazares o colocam nas cabeças.
Ótimos números
Em 2020, Cazares foi pouco utilizado no Atlético-MG, já que Jorge Sampaoli decidiu que o meia não faria parte dos planos do clube. Mesmo assim, comparando os números do Campeonato Brasileiro de 2019, ele segue sendo boa adição ao elenco corintiano.
O novo camisa 10 do Timão chega para ser uma nova opção para a criação e, com isso, aumenta a busca de gols e boas chances. Segundo dados do SofaScore, na última edição do Brasileirão, Cazares marcou seis vezes em 26 partidas. Contando que ficou, em média, 68 minutos em campo, isso resulta em um gol a cada 293 minutos. No Corinthians, essa média só é superada por Luan (283), que jogou cinco partidas (duas como titular). É superior, por exemplo, a Jô (300) e Otero (439).
Cazares também foi muito acionado. Com uma queda de desempenho de 2018 para 2019 somada a lesões, os números ainda são positivos. Em 2018, o meia tocava na bola, em média, 70.8 vezes por jogo. Esse número caiu para 52.4 no ano seguinte, mas segue como destaque no elenco. É uma média superior aos jogadores da sua posição, como Luan (45.6) e Otero (45.3).
Mais eficiente no ataque
É no último terço que Cazares mais evidencia seu talento. Em finalizações por jogo, apenas Otero (2.3) e Jô (1.9) superam seus números de 1.7. Dividia as cobranças de falta com Otero no Atlético-MG, mas ainda assim guardou um gol em nove tentativas, enquanto o venezuelano já tem oito cobranças e nenhum tento marcado até aqui.
Na criação, ninguém do elenco alvinegro supera Cazares. Em 2018, foram 11 grandes chances criadas em 31 partidas e, no ano seguinte, o equatoriano criou 10 em 26 jogos. Em 11 rodadas, ninguém do Corinthians passou de duas oportunidades claras criadas.
Além disso, Cazares deu 2.7 passes decisivos por jogo em 2019. No atual elenco do Corinthians, nenhum jogador chega perto. O líder do quesito, Luan, tem 1.8, seguido por Piton e Sidcley (1.3). Dessa forma, o equatoriano é superior criativamente e chega para ser a grande peça do meio alvinegro.
Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.