O Campeonato Mundial ABB FIA Formula E anunciou nesta terça-feira (16) que espera dobrar o número de participantes do programa FIA Girls on Track, apresentado pela Hankook, nesta temporada.
A categoria totalmente elétrica está prestes a superar mais de 2.000 participantes nesta temporada, ultrapassando o total de 1.080 da anterior. O E-Prix de São Paulo (SP), realizado em março deste ano, fez parte das ações.
O Girls on Track – tradução para Garotas na Pista – tem o objetivo de formar para o mercado do automobilismo jovens mulheres das cidades-sede da Fórmula E. O programa oferece uma experiência educacional imersiva com workshops na pista, além de palestras em escolas e universidades.
”O crescimento que vimos este ano é um testemunho do nosso compromisso em melhorar a diversidade no automobilismo. Não só vimos um grande aumento no número de participantes, mas as meninas envolvidas no programa são intencionalmente de comunidades mais diversas que normalmente não estariam em carreiras no automobilismo”, disse Julia Pallé, VP de Sustentabilidade da Fórmula E.
”Se quisermos realmente mudar o cenário do automobilismo mundial, devemos começar e apoiar essas iniciativas de base que já ajudaram muitas mulheres em sua jornada e carreira na indústria”.
A F-E está na décima temporada e nos dias 20 e 21 de julho promove suas duas últimas corridas do ano para definir o grande campeão
Nesta temporada, a Fórmula E expandiu suas experiências do FIA Girls on Track para meninas de 12 a 18 anos em todas as cidades do circuito mundial, realizando 27 eventos ao longo de 11 finais de semana.
Esta temporada também contou com 70 mulheres de todo o paddock da Fórmula E que realizaram palestras inspiradoras sobre carreira, ajudando a fornecer orientação e conselhos para funções variadas em engenharia, tecnologia, direção, gerenciamento de equipe, sustentabilidade, mídia e marketing.
Durante a experiência de um dia, mulheres do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E conduziram as meninas por sessões focadas em assuntos STEM, automobilismo, sustentabilidade e mídia, incluindo a oportunidade de testar suas habilidades de direção em pistas personalizadas de kart elétrico ou simuladores de corrida.
Para a última iniciativa da Temporada 10, a Fórmula E dará as boas-vindas a mais de 170 meninas jovens ao ExCel London para uma experiência repleta de workshops educacionais.
“A FIA está comprometida em aumentar a diversidade no automobilismo e na mobilidade, construindo caminhos melhores e mais acessíveis, e usando nossa plataforma para promover a igualdade de gênero”, contou Sara Mariani, diretora da FIA – Federação Internacional de Automobilismo.
Em São Paulo (SP), uma das ações da Fórmula E foi um workshop de envelopamento de carros na sede da FullPower PRO. O curso reuniu jovens de várias idades, principalmente mulheres. O objetivo foi atender uma demanda de mercado de automóveis, que utiliza a prática da personalização ou plotagem como alternativa sustentável. A categoria dos carros elétricos convidou meninas do Instituto Mães Brasil para o workshop de envelopamento no mês de março deste ano.
”O mais importante foi priorizar as mulheres. A gente sabe que o mercado procura mais meninas para esse tipo de serviço e esse curso capacita para o mercado. As empresas de envelopamento buscam esse perfil”, Bruna Frazão, membro da comissão feminina da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo e sócia da Agência Forte.
”Queremos mostrar que existem mulheres capacitadas para trabalhar no ambiente do automobilismo e em toda sua cadeia produtiva. Queremos dar oportunidades e gerar novas referências”.
O programa FIA Girls on Track da Temporada 10 é apoiado pela Hankook, ABB e Allianz (Parceiros Globais) e WAE (Parceiro Oficial).