A derrota do América diante do Palmeiras, no último domingo (31), por 4×1, evidenciou novamente uma fragilidade defensiva da equipe no campeonato.
Somente nesta temporada, o Coelho sofreu 37 gols em 16 jogos disputados no Brasileirão. Com estes números, a defesa americana é a mais vazada do torneio, com 5 gols a mais que a segunda pior, do Coritiba.
- Fortaleza bate o América-MG nos pênaltis e está classificado para a terceira fase da copinha
- Pela segunda fase da Copinha, Fortaleza enfrenta o América-MG
- Confira o guia completo de todos os Estaduais de 2025
- Cruzeiro encaminha contratação do meia Rodriguinho
- Bahia quer Everson do Atlético Mineiro e formaliza proposta
Comparando com as últimas campanhas do time na Série A – nos anos de 2016, 2018, 2021, 2022 e 2023 – o atual número de gols sofridos e a média de gols sofridos são os piores desde a temporada de 2016, que culminou no rebaixamento do clube na última colocação.
Na temporada 2016, nos primeiros 16 jogos do campeonato, o Coelho sofreu 29 gols, com uma média de 1,8 gols sofridos por jogo. Na ocasião, a defesa alviverde foi vazada em 15 das 16 partidas, sendo que em 9 destas 15 partidas o time sofreu dois ou mais gols.
Em 2018, nos mesmos 16 jogos, a defesa do América sofreu 23 tentos, com uma média de 1,4 gols sofridos por jogo. O sistema defensivo do time alviverde, à época, mostrou uma certa evolução e não sofreu gols em quatro destas partidas. Em seis jogos o time americano tomou dois ou mais gols.
Em 2021, foram 20 gols sofridos nos 16 primeiros jogos do campeonato, com uma média de 1,2 gols tomados por jogo. Em apenas quatro vezes o América sofreu dois ou mais gols, e em três a defesa não foi vazada.
Já em 2022, o América teve os seus melhores números defensivos dentro deste período de cinco campeonatos. Foram somente 18 gols sofridos em 16 partidas, e uma média de 1,1 gols sofridos por partida. Apesar de não ter sofrido gols em apenas três oportunidades, foram poucas as vezes que o Coelho sofreu dois tentos ou mais – apenas três vezes.
Por fim, na temporada atual, os piores desempenhos defensivos nesta amostragem. Foram 37 gols sofridos em 16 jogos, com uma média de 2,3 gols sofridos por partida. Em 13 destas 16 partidas o América tomou dois ou mais gols e apenas em uma partida o time não sofreu gol.
Com a derrota diante dos paulistas, o América chegou à marca de 7 jogos sem vencer no Brasileirão. A última vez que isto aconteceu, foi na temporada 2021, quando a equipe ficou sem vencer os 7 primeiros jogos do torneio.
A próxima partida do América no Brasileirão será contra o Bahia, na Fonte Nova, no próximo domingo (6), às 18:30.
Para saber mais sobre o América, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.