e-Sports

O mercado de eSports no Brasil: legalidade, tendências e projeções

Foto: Divulgação

O mercado de eSports no Brasil alcançou patamares inimagináveis nos últimos anos. Seu sucesso se deve a uma geração muito mais engajada no jogo digital e as inovações que foram implementadas em cada jogo.

Junta-se a esses elementos o fato de que os eSports contam com campeonatos mundialmente famosos e transmissão ao vivo em muitos serviços de streaming. Fora que os próprios dispositivos móveis se modernizaram e, atualmente, oferecem tecnologia de ponta para jogar jogos.

Um exemplo disso é a adaptabilidade dos dispositivos móveis a plataformas como MPL JOGOS no Brasil e em outras partes do mundo. Plataformas assim permitem uma interconectividade entre os jogadores e ditam tendências que ajudam a traçar projeções para o que esperar dos eSports.

Ainda sem legislação no Brasil

Um dos tópicos mais presentes quando o assunto é eSports no Brasil é a legalidade desse tipo de jogo em território nacional. O tema evoluiu tanto que chegou a ser criado um projeto para regulamentar a atividade.

Dentre os projetos que já foram levantados visando legitimar a atividade está o Projeto de Lei 205/23, de autoria do deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF). Para o parlamentar, a legitimidade da atividade permitirá seu desenvolvimento no mercado nacional e internacional.

“Muitos praticantes não conseguem receber o bolsa atleta nem outros benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.” – afirmou Julio em seu depoimento a favor da aprovação do PL 205/23.

Do outro lado, alguns parlamentares mostram resistência à possibilidade de que os eSports sejam considerados como uma atividade legal no Brasil. Para a própria ministra do Esporte, Ana Moser, a atividade diz respeito ao entretenimento.

“A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não esporte.” – comentou Ana em entrevista ao portal UOL. “O jogo eletrônico não é imprevisível, ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, diferente do esporte.” – completou a ministra.

Vale deixar claro que os eSports não são ilegais no Brasil. Entretanto, não contam com uma regulamentação, o que faz com que seja mais difícil aos seus praticantes receberem recursos como atletas profissionais.

Tendência é de crescimento ao longo dos próximos anos

Diversas são as projeções para o mercado brasileiro de eSports e uma tendência é observada em boa parte delas, a de crescimento. O próprio relatório do portal Statista aponta que a expectativa é de que o mercado brasileiro de esportes eletrônicos alcance 116 milhões de dólares em 2025.

Em termos de receita, a tendência é de que a taxa anual de crescimento seja de 5,32% ao ano entre 2025 e 2029. Caso isso realmente aconteça, o volume de mercado da atividade alcançará impressionantes 142 milhões de dólares. Isso para um mercado que pouco se falava ao longo dos últimos 10 anos.

Todas essas estimativas são baseadas no engajamento dos jogadores, o qual é motivado pelo sucesso de equipes brasileiras, como a campanha da paiN Gaming no Worlds 2024, por exemplo.

Ao longo dos jogos, estão disponíveis itens para compra, assim como toda uma estrutura que envolve os atletas, como roupas com logotipo das equipes, equipamentos, patrocínios e muito mais.

Os próprios eventos de eSports podem chegar a premiar os seus jogadores com prêmios que podem alcançar o 1 milhão de dólares, como já foi observado em algumas edições, como foi o caso do ESL One Katowice.

Esses números inflados só reforçam que o mercado realmente tem muito valor agregado em volta dele. E a expectativa é de que essa tendência não seja desacelerada ao longo dos próximos anos.

Projeções indicam que popularidade tende a aumentar

Estudos relacionados aos eSports no Brasil ajudam a ter uma ideia do que esperar para os próximos anos, não apenas em termos de receita. Uma das principais fontes de informação a esse respeito é a Pesquisa Games Brasil.

Com base na publicação de 2024, 82,1% dos brasileiros já ouviram falar em eSports, uma popularidade que segue em números elevados ano após ano. Outro ponto que impressiona é o fato de que aproximadamente 1 a cada 4 jogadores jogam todos os dias.

Mas o que indica que ainda há muito a ser desenvolvido no mercado brasileiro de eSports é a faixa etária dos jogadores brasileiros. De acordo com os dados publicados pela Pesquisa Games Brasil, mais de 40% de quem joga tem entre 20 e 39 anos.

Isso indica que essa geração ainda tem muitos anos pela frente para continuar jogando. Em um mercado em franca expansão e com um escopo legal já em projeto de lei, a probabilidade é de que os esportes eletrônicos sigam evoluindo e alcançando novos patamares enquanto inovações são inseridas para deixá-lo ainda mais atraente para seus espectadores e jogadores.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo