Corinthians

O que esperar do Corinthians de Cuca?

Cuca. Atlético

Entenda como jogam os times comandados pelo novo técnico do Timão

Após a saída do técnico Fernando Lázaro, demitido em derrota na Libertadores para o Argentinos Juniors, o Corinthians agiu rápido e anunciou a contratação do experiente técnico Cuca. Campeão do Brasileirão e Copa do Brasil de 2021, com o Atlético Mineiro, Cuca vem de má campanha pelo Galo em 2022 e tenta reverter cenário no Timão este ano. Entenda como ele arma seus times e como pode se encaixar com o elenco corintiano.

MOVIMENTAÇÃO

Conhecido como técnico “camaleão”, Cuca costuma se adequar bastante ao seu elenco. Porém, não abre mão de algo específico em seu ataque: Movimentação constante.

Caracterizado por montar times móveis, Cuca sempre opta por atacantes de mobilidade, os famosos: “atacantes ruptura”. Jogando apenas com um atacante, seu homem de frente costuma sair muito da área, principalmente para tabelar com seus pontas e gerar muito espaço para eles se infiltraram na área.

Quando um ponta se alarga de um lado, o centroavante se preocupa em gerar espaços na área, para que a bola chegue exatamente para o ponta que chega do outro lado para o meio, para aproveitar o espaço gerado. A ideia de Cuca é não ter posição no ataque para sempre gerar espaços.

Marinho chegando ao gol após o atacante (Kaio Jorge) sair da área e o ponta Soteldo dar a assistência, no segundo do Santos: 

No Corinthians, Cuca terá facilidade para implementar seus estilo, já que Yuri Alberto se movimenta muito e tem boa sintonia com Roger Guedes, que terá liberdade para infiltrar na área, e também poderá dar amplitude pelos lados. Adson poderá auxiliar na movimentação, tanto pelo meio, quanto pela beirada.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

CRIAÇÃO

Prezando pela troca de passes, mesmo que demorada, para chegar ao ataque, Cuca costuma pensar desde trás, e geralmente cria com um primeiro volante técnico, que tem boa saída de bola.

No momento de construção, o primeiro volante costuma entrar sempre entre os zagueiros, que ficam bem abertos. Na saída com três jogadores, Cuca sempre trás seu meio-campista para auxiliar na construção, e trocar muitos passes entre a zaga, até encontrar um de seus pontas livres, e acelerar bastante o jogo.

Cuca
Meio-campista se aproxima e auxilia na saída com os três jogadores (Foto: GE)

Com boas características de saída de bola, os volantes Maycon, Fausto Vera e Cantillo devem ter muitos minutos com Cuca. Já Roni, com características de marcação e preenchimento de espaço, pode perder lugar no time.

No auxílio da construção, Renato Augusto deve ser o nome. Com o meia machucado, o novo treinador terá problemas, por não ter outro com estas características no elenco, mas poderá usar Giuliano nesta função até a volta de seu meio-campista.

MARCAÇÃO INDIVIDUAL 

Com o estilo de marcação pressão, Cuca costuma marcar individualmente. Sendo assim, cada jogador tem o seu para marcar, e não desgruda dele até o fim da partida, e não há formação de linhas de defesa. Para utilizar esse sistema, os jogadores precisam ter um bom físico. Quem deve sofrer com isso são os próprios jogadores de linha de defesa: Fábio Santos, Fagner, Gil e Balbuena. 

Caso o Corinthians enfrente um adversário com muita movimentação no ataque, é provável que estes nomes sofram para acompanhar seu jogador até o fim, e pode gerar espaços ao adversário.

Com isso, Cuca deverá mesclar sua marcação, para proteger sua linha defensiva, ou rejuvenescer sua zaga, com as entradas de jogadores como Bidú, Caetano ou Bruno Méndez.

ESTREIA

Cuca estreia já nesse domingo (23), contra o Goiás, no Serrinha, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2023.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo