Copa do Mundo - Qatar 2022

O que mudou? Relembre a campanha de Portugal na última Copa do Mundo

Divulgação/FPF

A Copa vai começar, e em 2022, Portugal vem para sua oitava edição em Copas do Mundo. No Qatar, a seleção de Cristiano Ronaldo e companhia participa do grupo H, junto com Uruguai, Coreia do Sul e Gana.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo 2022 através dos portais do EsporteNewsMundo no Twitter, Facebook e Instagram.

A estreia de Portugal na Copa do Mundo acontece em 24/11, contra a seleção de Gana. O jogo será realizado no Estádio 974, às 13h (horário de Brasília).

Convocação da Seleção de Portugal para a Copa do Mundo – Divulgação/FPF

Copa do Mundo 2018 – Rússia

A última participação dos europeus aconteceu em 2018, com uma boa campanha da seleção lusitana na fase de grupos, chegando a alcançar a primeira fase do mata-mata do mundial. Na última Copa do Mundo, disputada na Rússia, Portugal apareceu no grupo B, junto com Irã, Espanha e Marrocos, que em teoria, parecia ser um grupo relativamente fácil, porém, na prática, foi visto em campo, um desempenho totalmente diferente por parte dos portugueses.

Relembre os convocados de Portugal para a Copa do Mundo de 2018:

Goleiros: Anthony Lopes, Beto e Rui Patrício;

Defensores: Bruno Alves, Cédric Soares, José Fonte, Mário Rui, Pepe, Raphael Guerreiro, Rúben Dias e Ricardo Pereira;

Meias: Adrien Silva , Bruno Fernandes, João Mário, João Moutinho, Manuel Fernandes e William Carvalho;

Atacantes: André Silva, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, Gelson Martins, Gonçalo Guedes e Ricardo Quaresma.

No primeiro duelo da fase de grupos, a equipe portuguesa estreou em clássico contra a poderosa seleção espanhola, e, em jogo equilibrado, com direito a hat-trick de CR7, empatou em 3 a 3 com os vizinhos, no Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi.

Na segunda rodada daquela Copa, veio a única vitória de Portugal. Com o único gol mais uma vez saindo dos pés de Cristiano Ronaldo, os lusitanos venceram a seleção marroquina por 1 a 0, no Estádio Luzhniki, em Moscou.

Na última partida dos portugueses na fase de grupos, o adversário da vez foi o Irã, em jogo com destaque para as interferências do VAR, assistência estreante para a arbitragem naquela ocasião, que terminou em mais um empate, por 1 a 1, classificando Portugal em segundo no grupo.

Nas oitavas, Portugal entrou em campo contra uma pedreira: O Uruguai. Adversário da fase inicial em 2022, naquela época, a seleção celeste chegava ao mata-mata com moral, se classificando como líder do grupo A, eliminando a anfitriã Rússia, e terminou sendo carrasco de Portugal no mata-mata.

No Estádio Olímpico de Fisht, palco da estreia portuguesa na Copa, a história foi outra. Em tarde brilhante do atacante Edinson Cavani, que balançou as redes em duas oportunidades, carimbando a vaga dos sul-americanos para as quartas-de-final da Copa, e eliminando Portugal de sua sétima participação em mundiais.

Melhores campanhas

As duas melhores campanhas da Seleção Portuguesa aconteceram até disputas de terceiro lugar. A primeira, em 1966, ficando em terceiro lugar, vencendo a União Soviética, com uma seleção liderada pelo ídolo Eusébio, que havia eliminado também a Seleção Brasileira, no início daquele mundial. Alguns anos mais tarde, a segunda melhor campanha aconteceu no início da Era Cristiano Ronaldo, na Copa do Mundo de 2006, disputada na Alemanha. Lá, a seleção portuguesa liderou um grupo D com Irã, vencendo por 2 a 0, Angola, 1 a 0, e México, 2 a 1.

Nas oitavas, a seleção, ainda capitaneada por Luís Figo, enfrentou a Holanda e, com gol de Maniche, despachou a laranja mecânica com o placar enxuto de 1 a 0. Na fase seguinte, a vítima foi a Inglaterra. As duas equipes mantiveram um empate em 0 a 0 durante o tempo regulamentar e prorrogação, e nos pênaltis, Portugal levou a melhor, convertendo 3 cobranças, contra 1 dos ingleses.

Na semifinal, foram derrotados por 1 a 0, pela França, com gol de pênalti, marcado por Zinédine Zidane. Na disputa do terceiro lugar, fechando o mundial, Portugal perdeu para a Alemanha, por 3 a 1, Schweinsteiger, duas vezes, e Petit, contra, marcaram para os alemães, Nuno Gomes descontou para os lusitanos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo