Athletico
O que o Athletico precisa para garantir a vaga na Libertadores? Veja os cenários
— Continua depois da publicidade —
Com a vitória nesta quarta-feira (17) do Santos sobre o Corinthians, adversários diretos do Athletico na busca por uma vaga na Libertadores, o sonho do Furacão de garantir a participação no torneio continental ficou mais distante.
Porém, ainda há chances. As combinações são várias, mas uma coisa é certa: o Athletico precisa ganhar os dois últimos jogos restantes do Brasileirão.
A situação momentânea é esta: o Grêmio está na sétima posição, com 56 pontos; o Santos fecha o G8 com 53 e o Athletico está em nono, com 50 pontos. Em décimo e 11º, estão Corinthians e Red Bull Bragantino, respectivamente, com 49 pontos. Para todos esses times, restam duas partidas no campeonato.
Então, para continuar na briga, o Furacão precisa das duas vitórias para não correr riscos de ser ultrapassado por Corinthians e Bragantino. Garantindo os 56 pontos, fica na briga com Santos e Grêmio. E é aí que entram os diferentes cenários.
Como uma possível derrota do Athletico deixaria o time praticamente fora da briga, já que dependeria de uma grande combinação de resultados, considerou-se aqui os cenários em que o clube vence as duas partidas restantes, contra Grêmio no domingo (21) e Sport na próxima quarta-feira (25).
Cenário 1 – Palmeiras campeão da Copa do Brasil
O Grêmio está na final da Copa do Brasil, junto com o Palmeiras. Assim como o clube gaúcho, o Verdão tem 56 pontos, mas está em sexto pelo número de vitórias – e ainda tem um jogo a menos, contra o São Paulo.
Para virar G8, portanto, tanto Grêmio como Palmeiras precisam ficar entre os sete melhores colocados. Atualmente, como o Palmeiras é o campeão da Libertadores e está entre os seis primeiros colocados, a sétima posição está com a vaga garantida.
Se o Palmeiras permanecer em sexto e for o campeão da Copa do Brasil, o Athletico precisa se garantir ao menos na oitava colocação. Para isso, precisa vencer duas partidas e secar principalmente o Santos, que tem três pontos a mais e ainda enfrenta o Fluminense em casa e o Bahia fora.
Como o Furacão teria maior número de vitórias que o Santos se o Peixe perdesse uma partida, se ambos ficarem com 56 pontos é o Rubro-Negro que fica na frente.
Se o Santos também ganhar as duas partidas, o Athletico precisa vencer o Grêmio na próxima rodada e torcer para que o Tricolor gaúcho perca o jogo contra o Bragantino. Assim, ganhando seis pontos, o Furacão ficaria em oitavo, e alcançaria a vaga na Libertadores se o Palmeiras for o campeão da Copa do Brasil.
Cenário 2 – Grêmio Campeão da Copa do Brasil
Se o Grêmio for o campeão da Copa do Brasil, há dois cenários. O primeiro é se o Tricolor terminar o campeonato entre os sete primeiros. Assim, restaria secar o Santos para o Furacão se garantir em oitavo.
Mas se o Grêmio perder as duas partidas e ficar em oitavo ou nono no campeonato, o Athletico necessariamente tem que ficar em sétimo lugar. Novamente, seria preciso que o Santos perdesse pelo menos uma partida.
Cenário 3 – sem depender do resultado da Copa do Brasil
Para garantir a vaga na Libertadores sem se preocupar com o campeão da Copa do Brasil, o Athletico precisa vencer o Grêmio e torcer para que os gaúchos percam para o Bragantino. E também precisa que o Santos perca ao menos uma das suas partidas que restam. Assim, o Furacão fica em sétimo.
Athletico e Grêmio se enfrentam no próximo domingo (21), 18h15, em Porto Alegre.
Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.