Futebol americano
O renascimento da NFC East: New York Giants e Washington Football Team se credenciam aos playoffs
— Continua depois da publicidade —
De forma unânime a NFC East foi considerada a pior divisão da NFL na primeira metade da temporada. Com as quatro franquias com campanha negativa, as fragilidades estavam expostas em todos os setores e quesitos possíveis.
Antes da temporada começar, Philadelphia Eagles e Dallas Cowboys eram considerados os dois favoritos ao título da divisão. 13 semanas depois, a NFL mais uma vez provou que pode ser uma caixinha de surpresa e tudo virou de cabeça para baixo.
Hoje, New York Giants e Washington Football Team assumem o protagonismo da divisão e mostram força para brigar pelo título. Mais do que isso: já é possível visualizar a possibilidade de duas franquias da NFC East nos playoffs, sendo uma das duas via wild card; ambos têm campanha 5-7 e sonham.
DEFESA GIGANTE
Sem trocadilhos, a defesa de New York está em um gigante momento. Contra o potente ataque do Seattle Seahakws, a boa fase do sistema ficou evidente. Russell Wilson, um dos candidatos a MVP, foi totalmente minimizado com muita pressão e agressividade.
Patrick Graham, o coordenador defensivo dos Giants, tem muitos méritos pelo momento da defesa. Com grande pressão, foram cinco sacks no quarterbakc de Seattle, o que deve ser tendência também contra o Arizona Cardinals.
São quatro vitórias seguidas na temporada, e em nenhuma dessas partidas New York levou mais que 20 pontos, contra Washington (20), Eagles (17), Bengals (17) e Seahawks (12). A unidade pode levar a franquia aos playoffs em uma temporada que praticamente ninguém esperava.
HÁ UM TIME DE FOOTBALL EM WASHINGTON
Sem grandes expectativas ao início da temporada, a franquia da capital americana foi a responsável por derrubar o único invicto da NFL após 13 semanas. O Pittsburgh Steelers estava 11-0 e foi superado por um time aguerrido e que está ‘redondinho’.
Com o jogo terrestre limitado, Big Ben teve que usar o braço durante grande parte da partida. Pressionado, o camisa 7 de Pittsburgh teve quatro passes desviados pela defesa de Washington e uma interceptação no momento derradeiro do confronto.
Alex Smith realmente tem uma história digna de filme de Hollywood. Após superar grandes desafios na vida, ele conduz um ataque eficiente e com repertório. Contra a melhor defesa da NFL, o quarterback somou 296 jardas pelo ar e um touchdown.
Já são três jogos seguidos com vitórias. O que chama a atenção é a força defensiva, com 9, 16 e 17 pontos tomados para Cowboys, Bengals e Steelers, respectivamente.
PHILADELPHIA EAGLES IMPLODE
São muitos problemas. O principal pode ser apontado como as frequentes contusões em todos os setores do campo, apesar de não ser a única justificativa pela bagunça que é a franquia atualmente.
O segundo grande problema é Carson Wentz e o ataque. É importante relativizar que faltam alvos, proteção e auxílio eficiente do jogo terrestre. Mas não dá para negar que o quarterback toma decisões erradas, aciona o “instinto de herói” com frequência e não cuida da bola; Jalen Hurts assume a titularidade contra os Saints.
Por último, é importante pontuar os deméritos da comissão técnica, que não encontra soluções para simplificar o playbook com eficiência e desenvolver um plano de jogo seguro. As chamadas são duvidosas e falta criatividade em algumas circunstâncias.
LEIA TAMBÉM: Reta final da NFL prepara fortes emoções na AFC para os playoffs
Siga o perfil do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.