Tudo que tem uma ação ocorre uma reação. Foi o que aconteceu com o Fluminense nesta segunda-feira. Depois da eliminação da Copa do Brasil pelo Atlético-GO, a pressão sobre os jogadores, o técnico Odair Hellmann e a diretoria aumentou, porém dentro de campo a equipe correspondeu bem ao golear o Coritiba por 4 a 0, no Nilton Santos, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois do duelo, o treinador Odair destacou o resultado e espera manter padrão de jogo.
– Sempre muito difícil, depois de um jogo no qual foi eliminado na Copa do Brasil, você digerir. Ficou todo mundo muito chateado, dolorido com tudo isso, não só o torcedor como todos nós aqui dentro, que vivemos o dia a dia, nos entregamos ao máximo para conseguir trazer melhores resultados para o torcedor, para o clube. Quando acontece um revés desse, importante que no próximo jogo a equipe tenha uma reação forte, como nós tivemos. Não é fácil ter, mas o grupo é de personalidade, vem trabalhando duro. Não merecíamos o que aconteceu, mas não podemos olhar para trás, voltar atrás e consertar o que não conseguimos na Copa do Brasil. Temos como melhorar para frente. Agora tem o Campeonato Brasileiro e precisamos focar que cada jogo para nós é decisão, é final. Trabalhar quando tiver oportunidade, melhorar a performance no dia a dia para que tudo se reflita dentro do campo e a gente se mantenha nessa faixa da tabela, entre os primeiros. Campeonato é longo, competitivo, mas se entrarmos com essa postura, padrão de hoje, com certeza vamos conseguir fazer um campeonato muito bom.
Um dos pontos também citados pelo treinador foi a pressão. Depois de ser eliminado da Copa do Brasil para o Atlético-GO, a cobrança por resultado positivo foi muito grande.
– Clube grande como é o Fluminense quando é eliminado de um competição importante certamente há cobranças, contrariedades desde que tenha respeito e não passe do limite. Faz parte do futebol. Agora, a pressão não pode afetar o fator interno. O torcedor com certeza que é um time vencedor e todos os profissionais se dedicam ao máximo para conseguir, mas às vezes a gente não consegue fazer isso. Depois, sempre buscando a imposição no próximo passo, como fizemos nesta segunda-feira.
Odair também comentou sobre as oscilações dentro da partida. Em alguns momentos, o Fluminense deixou de pressionar e deu campo para o Coritiba. O comandante destacou que é uma situação natural nas partidas.
– Acho que todos os times passam por processos dentro do jogo. Você também tem que visualizar o adversário depois que tomou o gol. Nós dominamos o jogo até os 25 minutos do primeiro tempo, poderíamos ter ampliado o placar, mas não fizemos. O adversário naturalmente cresce, encontrando formas de sair da marcação, de sair da força que a gente estava imprimindo dentro da partida. Normal. A equipe também tem que está equilibrada para não levar o gol. Essas variáveis dentro da partida elas são normais.
Com o resultado, o Fluminense ocupa a sétima posição, com 17 pontos. Agora, a equipe de Odair Hellmann terá a semana para trabalhar para o jogo contra o Botafogo, no Nilton Santos, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.