Antes de mais nada o Olaria jogará novamente a Copa do Brasil em 2025. Com a temporada encerrada, o clube tem todos os motivos para exaltar o ano que contou com a participação em duas finais. Mesmo sem o acesso para a elite do futebol carioca, o azulão viveu um ano de conquistas, ainda mais quando comparado com a realidade recente quando lutava contra rebaixamento.
Nesse sentido o clube tem se destacado nos últimos anos pelos bons resultados em campo, e pela seriedade com que a Ric’s, empresa que gere o futebol do time da rua Bariri, tem feito o trabalho fora de campo. É importante lembrar que a classificação para o cenário nacional, pelo segundo ano consecutivo, foi conquistada após o clube se garantir na final da Copa Rio.
Contudo, a permanência no futebol nacional pelo segundo ano consecutivo está longe de ser o principal objetivo do clube, e muito menos obra do acaso. Vale lembrar que o Olaria iniciou uma verdadeira retomada ainda em 2020, quando o departamento de futebol passou a ser gerido pela Ric’s, do CEO Ricardo Gonzaga.
Em plena pandemia do Corona Virus o clube disputava a B1 do Campeonato Carioca, e naquele momento lutava contra o rebaixamento. Porém duas situações aconteceram em momentos próximos que mudaram a rapidamente a realidade do clube.
O atual presidente Lenivaldo Gomes assumiu o Olaria e a Ric’s passou a comandar o futebol praticamente ao mesmo tempo. Naquele momento a primeira ação necessária era livrar o rebaixamento, algo que foi conquistado ao fim da competição. Em paralelo a isso, o clube entendeu que precisaria estruturar o departamento para buscar conquistas sólidas já a partir da temporada de 2021.
Com isso, nomes como o do diretor executivo Fernando Santos, e o gerente de futebol Wellington Caluta foram fundamentais na retomada. Tudo isso somado a parceria com a presidência, além do apoio dos profissionais do departamento de futebol, e estafe com grande ligação com o clube.
Nesse ínterim, o Olaria venceu a Série B1, em 2021. E desde 2022 tem sido finalista da Série A2 do Campeonato Carioca. Além disso, o time também foi finalista da Copa Rio em 2023, e já totaliza 7 finais nesse curto espaço de tempo.
Outro ponto que precisa ser destacado foi o período de invencibilidade em 2024. O time comandado por Edson Souza ficou 20 jogos sem perder, sendo o maior período de invencibilidade do Brasil. Por fim, a gestão entendeu que para ter um futuro promissor seria fundamental estruturar todo o departamento de base.
Assim, além dos resultados esportivos com a camisa do clube, o Olaria vê jovens que saíram da Bariri, brilhando por grandes clubes no Brasil e Europa. Os dois exemplos mais recentes são Matheus França, que atua pelo Crystal Palace, da Inglaterra e Yarlen, que atualmente defende o Botafogo.
Ainda buscando o maior objetivo do clube, que é o retorno para a primeira divisão do futebol do Rio de Janeiro, o Olaria fecha 2024 já pensando na próxima temporada. Isso porque o clube terá calendário cheio com competições a partir de fevereiro, quando começará a Copa do Brasil. Afinal de contas, além da competição nacional o Olaria disputará o Carioca A2, a Copa Rio.