Campeonato Carioca

Olaria volta a ser protagonista e espalha DNA pelo Mundo

Yarlen é um dos destaques da base do Botafogo

Jogadores que passaram na base do clube estão brilhando pelo mundo

Foto: Vitor Silva / Botafogo

Mesmo longe da primeira divisão do futebol do Rio de Janeiro desde 2013, o Olaria segue sendo um dos clubes mais tradicionais do estado. Prova disso é o crescimento da equipe dentro de campo nos últimos anos. Nesse sentido, é importante lembrar que a gestão do futebol que comanda o clube desde 2020, através da Ric’s Estrelas, do CEO Ricardo Gonzaga foi a responsável pela profissionalização do departamento.

Dentre outras conquistas, o Olaria disputou as últimas três finais da Série A2 do Campeonato Carioca, além de ter sido finalista da Copa Rio 2023 e 2024. Com isso, o clube disputará em 2025 a Copa do Brasil pelo segundo ano consecutivo em sua história. Além das conquistas no futebol profissional, o azulão da Bariri segue se reestruturando nas categorias de base.

O detalhe é que o trabalho profissional comandado pela gestão do clube, que tem Fernando Santos como diretor executivo, já tem rendido resultados técnicos e financeiros. Isso porque, nos últimos anos o clube voltou a revelar jogadores e consequentemente espalhar o seu DNA pelo Brasil e Mundo.

Somente citando negociações recentes de jogadores que passaram pelo clube o primeiro nome lembrado é Matheus França. O jogador ganhou fama pelo Flamengo e foi negociado por 20 milhões de euros ( cerca de R$ 106 milhões, na cotação da época), para o Crystal Palace, da Inglaterra.

O que pouca gente sabe é que o jogador iniciou a carreira no Olaria. Contudo, ele deixou o clube antes da chegada da Ric’s, e o clube só conseguiu receber um percentual referente a venda graças ao bom relacionamento de Ricardo Gonzaga com a direção do Flamengo.

Outro nome que vem se destacando no futebol é o atacante Yarlen. O jogador do Botafogo ganhou espaço no elenco com o técnico Arthur Jorge em 2024. Atualmente o atacante tem multa rescisória de R$ 100 milhões de reais. Nesse sentido, é importante lembrar que Yarlen chegou no Olaria ainda muito jovem, quando chamou atenção do glorioso e se transferiu.

Além desses é possível citar nomes como Vitão, que atualmente defende o elenco Sub-16 do Flamengo, Robinho, do Sub16 do Fluminense e o goleiro Caio Breno do Sub14 do Vasco da Gama. Todos eles iniciaram a carreira ou passaram pelo Olaria, e ainda tem algum tipo de vínculo com o azulão.

O trabalho profissional no futebol tem sido a base do Olaria nos últimos anos para conquistar o objetivo a curto prazo que é voltar para a elite do futebol carioca. Nesse período, um nome importante neste trabalho tem sido o presidente André Luiz Batata, que na antiga gestão ocupou o cargo de vice-presidente do clube.

Por fim, a longo prazo, o desejo do clube é seguir revelando talentos, como sempre foi, além de figurar novamente no cenário nacional disputando as divisões do Campeonato Brasileiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo