Athletico

Olheiros, parcerias e investimento: Athletico reforça seu corpo jovem com jogadores estrangeiros

Divulgação/Cerro Porteño

No último domingo (25), olheiros do Athletico estiveram em solo paraguaio, presentes na partida entre Cerro Porteño e Taquary, para observar o zagueiro Alexis Duarte e o lateral esquerdo Alan Rodríguez – ambos de 22 anos. Prospecção de jogadores jovens fora do Brasil vem crescendo no clube, que já contratou dois jogadores bolivianos para a base em 2022.

+Clube da Costa do Marfim faz visita ao CT do Caju: ‘Usar o exemplo do Athletico’

‘Pulpito’ Duarte é capitão do Cerro, atual líder e time de melhor defesa do campeonato paraguaio. Profissional desde 2018, zagueiro passou a figurar entre os titulares em 2020 e é muito elogiado no país: “defensor com alma de 10”.

Poucos meses antes da abertura da janela de transferências de verão no continente, Duarte está na mira de clubes como a dupla argentina Boca e Ríver, segundo o jornal paraguaio Nacíon Media. Teve contrato renovado com o Cerro no início de setembro – vínculo até 2026.

Momentos de Alexis Duarte na partida contra o Taquary – observada por olheiro athleticanos.

O outro jogador avaliado por integrantes da comissão do Athletico é o lateral esquerdo Alan ‘Coyote’ Rodríguez. Jogador esteve perto de assinar com o belga Anderlecht, no começo de agosto – negócio esfriou. Rodríguez vem sendo testado como volante pelo técnico Francisco Arce.

Arce, treinador do Cerro Porteño desde o começo de 2020, foi comandado por Felipão na década de 90 quando jogava pelo Palmeiras. Relação entre os dois treinadores pode ser vantagem para o Athletico em uma tentativa de contratação.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e no Facebook.

CONTRATAÇÕES PARA A BASE

Só neste ano o Furacão já firmou contrato com dois jovens que passaram a integrar as categorias de base. O mais recente deles foi Giovanni Cadore, atacante de 16 anos que pertencia ao Planeta Fútbol Club e passou pelas categorias de base da seleção boliviana.

Fernando Nava, outro atacante boliviano, é mais um exemplo. Jogador integra a categoria sub-20 athleticana, que tinha em John Mercado, atacante equatoriano, outro representante dessa tendência de investimento – Mercado estreou profissionalmente no início desde ano, na partida de volta da Recopa Sulamericana.

Giovani Cadore, reforço para a base do Athletico. / Foto: Reprodução/Internet

PARCERIAS E CLUBE FORMADOR

O Athletico firmou parceria com o Club Blooming, também da Bolívia, com o propósito de finalizar a formação de jogadores. Segundo o time boliviano, os jogadores “entrarão em um processo para melhorar suas destrezas e experiências, o que ajuda a potencializar seus aspectos físicos, técnicos, táticos e psicológicos”.

Formar jogadores jovens é um dos claros objetivos das gestão de Mário Celso Petraglia para o futuro do Atheltico, principalmente com a possível transformação do clube em Sociedade Anônima de Futebol (SAF).

Em entrevista coletiva no começo deste ano, Petraglia mostrou esta ambição: “Queremos ser o maior clube de formação de jogadores do mundo. Somos ambiciosos, acreditamos que é possível e vamos trabalhar para isso.”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo