A Dinamarca confirmou o favoritismo e venceu a Alemanha por 39 a 26, garantindo, assim, a medalha de ouro no handebol masculino. O país escandinavo também garantiu nesse sábado (10) a medalha de ouro no handebol feminino.
O jogo do time masculino começou equilibrado, com a Alemanha sempre perto do placar, mesmo com a Dinamarca não ficando em desvantagem em nenhum momento. Mas a partir dos 9 minutos do primeiro tempo, o jogador alemão Lukas Mertens precisou cumprir dois minutos de suspensão, obrigando a Alemanha a deixar o gol vazio e deixando assim o caminho livre para os atuais tricampeões mundiais aplicar uma gigantesca vantagem ainda no primeiro tempo, chegando a 11 pontos de diferença, mas terminando em 21 a 12.
No segundo tempo, já com a medalha de ouro praticamente certa, a Dinamarca apenas cumpriu tabela, e quem se destacou na segunda metade foi o goleiro dinamarquês Niklas Jacobsen com 10 defesas e o meia direita também da Dinamarca Mathias Gidsel, que com 11 gols na final, ele conseguiu bater o recorde de mais gols em uma olimpíada, que antes era de seu companheiro de seleção, o ídolo Mikkel Hansen com os 51 gols em Tóquio 2020, Gidsel conseguiu 52 gols nessa olimpíada, botando seu nome na história.
Já para o fim da partida, a Dinamarca aproveitou os últimos minutos da lenda Mikkel Hansen, que estava se despedindo da seleção dinamarquesa, dono de vários títulos e recordes, Hansen se aposenta marcando 2 gols e ajudando a Dinamarca a vencer por 39 a 26, ajudando a conquistar sua segunda medalha de ouro no handebol masculino.