O RB Leipzig derrotou o Bayer Leverkusen de virada, por 3 a 2, na tarde deste sábado (31). A equipe de Xabi Alonso, atual campeã alemã, possuía a terceira maior invencibilidade da história da Alemanha, com 35 jogos sem perder para times alemães em campeonatos nacionais. Loïs Openda foi o destaque da partida com dois gols.
LEVERKUSEN DOMINA E ENCURRALA LEIPZIG
O primeiro tempo foi de amplo domínio do Leverkusen. O atual campeão alemão começou pressionando intensamente o adversário, com Hincapié cabeceando no travessão aos 9 minutos. O Leipzig, por sua vez, não conseguia sair do campo de defesa. Nas tentativas de contra-ataque, Openda foi neutralizado com tranquilidade pela defesa.
O RB Leipzig perdeu uma grande chance aos 31 minutos, quando Openda cruzou na entrada da pequena área para Šeško cabecear para fora. Logo em seguida, depois de muitas tentativas, o Leverkusen fez o primeiro gol da partida. Em bola mal afastada por Klostermann, Frimpong chegou livre para aproveitar a sobra, deixar Lukeba no chão e chutar no canto, abrindo o placar e fazendo justiça ao que o jogo apresentava até então.
Aos 45 minutos, Martin Terrier fez bela jogada na linha de fundo e passou para Wirtz, que, sem marcação, rolou para Grimaldo fazer o segundo do Leverkusen. No último lance do primeiro tempo, Henrichs fez belo cruzamento, que encontrou Kevin Kampl totalmente livre para cabecear e diminuir a diferença no placar.
LEIPZIG REAGE E BUSCA VIRADA HISTÓRICA
A segunda etapa já começou pegando fogo. O Leipzig foi pra cima e estava empenhado em arrancar o empate. Logo aos 6 minutos, Lukeba empatou de cabeça em escanteio cobrado por Raum, mas o gol foi anulado por causa da participação de Šeško, que estava impedido. O empate veio de fato 5 minutos depois. Šeško passou em profundidade para Openda, que chutou cruzado por baixo das pernas do goleiro Kovář. 2 a 2.
A equipe de Rose não se contentou com o empate e continuou construindo cada vez mais volume ofensivo. O Leverkusen sentiu muito o gol de Openda e passou a ceder muitos espaços. Aos 34 minutos, em contra-ataque veloz, Antonio Nusa achou Openda aberto na esquerda, que chutou com força (109 km/h, de acordo com a Bundesliga) para sacramentar uma virada incrível para o RB Leipzig. A equipe de Xabi até tentou o empate, finalizando de longe com Wirtz e Grimaldo, mas Gulácsi estava ligado para acabar com a sequência invicta do Leverkusen.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
Com a chegada da Data FIFA, o Bayer Leverkusen só retorna a campo no dia 14/09, quando visita o Hoffenheim pela terceira rodada da Bundesliga.
O RB Leipzig assumiu a liderança provisória do campeonato e também volta a campo no dia 14/09, na Red Bull Arena, para enfrentar o Union Berlin.