Fluminense

Opinião: Fluminense pode sonhar alto na temporada

(Foto: Lucas Merçon/ Fluminense F.C

Fluminense trabalhará com três frentes no ano de 2025 e tem alternativas para fazer boa campanha em todas, mas, para isso, precisa evitar lesões durante o ano

— Continua depois da publicidade —

O Fluminense começou o ano de 2025 desacreditado. Depois de brigar contra o rebaixamento até a última rodada do Brasileirão no ano passado, o clube iniciou o estadual com uma equipe alternativa e, quando passou a utilizar os titulares, também não convenceu. Só após a primeira vitória em clássicos no ano, um 2 a 1 sobre o Vasco, o time começou a dar sinais de reação e mostrou sua melhor versão nas goleadas sobre Águia e Volta Redonda.

Para esta temporada, o técnico Mano Menezes poderá contar com a base do time de 2024. Jogadores experientes como Fábio, Germán Cano e Thiago Silva são pilares da equipe. John Arias continua sendo a principal referência técnica, enquanto Paulo Henrique Ganso se recupera da miocardite. Além da manutenção de seus principais atletas, o clube contratou reforços importantes que devem ser titulares ao longo do ano, como Canobbio e Gabriel Fuentes. O uruguaio Joaquín Lavega também gera grande expectativa, mas ainda não estreou pelo Tricolor.

O Fluminense trabalha com três frentes nesta temporada. No Brasileirão, a expectativa é de uma campanha segura, com chances de brigar por uma vaga na Libertadores do próximo ano. Para isso, o Flu dependerá muito de seu artilheiro. Germán Cano parece ter recuperado a confiança de outros tempos e já é um dos principais goleadores do Brasil em 2025. O argentino, inclusive, ultrapassou sua marca de gols da última temporada antes mesmo do início do Campeonato Brasileiro.

Publicidade

O mando de campo também é um fator positivo para o Fluminense. Apesar de ter feito uma campanha abaixo da média como mandante em 2024, o Tricolor tem sido muito forte jogando no Maracanã recentemente, e o lendário estádio deve ser uma dificuldade para qualquer adversário que enfrentar o Flu.

+ Com Ganso e Renato Augusto de volta, Fluminense se prepara para estreia no Brasileirão 2025

+ Fluminense desmente especulações sobre venda da SAF

A Copa do Brasil é outra competição que o clube deve priorizar. O torneio, que oferece premiação milionária, pode ser um alívio para os cofres do Fluminense. Mesmo que o Tricolor não seja um dos favoritos ao título, uma campanha até as fases mais agudas já garantirá um valor expressivo em premiação.

Mas a competição com maior chance de sucesso na temporada é, sem dúvida, a Copa Sul-Americana. O torneio internacional deve ser uma prioridade, não apenas por ser um título inédito para o Fluminense, mas também por garantir vaga direta na próxima Libertadores. O Tricolor não deve ter dificuldades na fase de grupos e é, inegavelmente, um dos candidatos ao título. Os principais adversários serão justamente os clubes brasileiros e, possivelmente, algum time mais forte vindo da Libertadores, já que os terceiros colocados dos grupos dessa competição disputam os play-offs da Sul-Americana.

O técnico Mano Menezes tem elenco para fazer boas campanhas nos torneios mata-mata sem comprometer o desempenho no Brasileirão. Não faltam exemplos de clubes que chegam longe em competições eliminatórias, mas acabam se complicando no Campeonato Brasileiro. Para evitar esse cenário, o treinador precisará extrair o máximo de seus principais jogadores e contar com um departamento médico sem baixas.

O Fluminense estreia neste sábado (29) no Brasileirão, contra o Fortaleza, às 18h30 (horário de Brasília), na Arena Castelão. Pela Sul-Americana, a estreia está marcada para terça-feira (1º/04), contra o Once Caldas, no Estádio Palogrande, às 19h30 (horário de Brasília).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo