Copa do Nordeste

Opinião: impasse entre Livemode e Liga do Nordeste pode colocar em xeque o futuro do Nordestão

Bola especial da final da Copa do Nordeste 2022
Foto: Paulo Paiva/Copa do Nordeste

A Pré-Copa do Nordeste começa nesta quinta-feira (5), e com ela vem uma enxurrada de incertezas no que diz respeito ao futuro da competição. Dos oito jogos de hoje, apenas 2 serão televisionados. O jogo que a ESPN escolheu para dar a largada nas transmissões do Nordestão é Vitória x Cordino, às 19h30 no Barradão. Já o jogo escolhido pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), foi Santa Cruz x Caucaia.

Quem quiser ver os jogos não citados, de duas uma: ou terá que ir ao estádio, ou escutar no rádio. Isso se deve ao fato do impasse que vem se estendendo desde o fim do ano entre a Livemode (proprietária do NordesteFC) e a Liga do Nordeste. Isso se acentuou mais ainda, após a renúncia de Alexi Portela, presidente da Liga em novembro deste ano, após uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada em Fortaleza.

O motivo da revolta por parte dos membros da instituição, é falta de transparência na prestação de contas da gestão. Daí em diante, até que sejam realizadas novas eleições e o presidente seja escolhido, Constantino Júnior (vice de Alexi) é quem assume.

Para 2023, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se dispôs a arcar com os gastos operacionais do torneio. No total, elas chegam a R$ 5,3 milhões. Também foi montado um subsídio pela entidade, dobrando as receitas. O aporte financeiro chega a casa dos R$ 41,6 milhões, e segundo o portal Bahia Notícias, parte do montante já está quitado.

Segundo o colunista do UOL, Allan Simon, o NordesteFC conseguiu romper o contrato e não fará a transmissão do campeonato este ano. O motivo segundo Henrique Pereira, narrador da Band Maceió e do streaming são divergências com os clubes.

Para que na fase de grupos do torneio, não haja apagão de transmissão (leia-se: jogos exclusivos do rádio), é necessário que se faça algo. Já é quase certo que na fase eliminatória do Nordestão 2023 teremos jogos sem transmissão. E isso a médio ou longo prazo, pode afetar bastante a competição.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo