Santos

Opinião: No aniversário de 110 anos do Santos, confira os 10 maiores ídolos do clube

Foto: Reprodução/ Santos FC

O Santos completa nesta quinta-feira (14) o 110 aniversário do Clube. Desde sua fundação, o alvinegro sempre foi marcado por ser um dos maiores celeiros de craques do futebol mundial. Confira abaixo a lista dos dez maiores ídolos do Santos Futebol Clube.

Lembrando que, o critério adotado foi enxergar o contexto do clube na época, caso contrário, a lista seria toda composta praticamente por jogadores da década de 60.

10- Léo

Começando a lista com Leonardo Lourenço Bastos, o Léo. Presente na geração vitoriosa do início do século XX e também na equipe campeã da Libertadores de 2011, o lateral fez história no Peixe e ganhou o apelido de ‘guerreiro da vila’ pela sua paixão em jogar pelo clube. Disputou 456 partidas e marcou 24 gols. Foi bi-campeão brasileiro pelo clube e também vencedor da Libertadores de 2011.

9- Dorval

Um dos maiores pontas direita da história do futebol brasileiro, Dorval teve duas passagens pelo clube, de 1957-1964 e 1965-1967, neste intervalo de tempo, venceu 2 Copas Libertadores, 2 Mundiais de Clubes, 5 Campeonatos Brasileiros, 6 Paulistas. A lista é ainda maior, mas só pela quantidade de troféus citados já da para entender o tamanho do atleta na história do Santos. Pelo alvinegro, disputou 612 partidas e marcou 198 gols.

8- Serginho Chulapa

Maior artilheiro e ídolo do rival São Paulo, Serginho Chulapa também fez história no Santos. Marcado pelo famoso gol na final do Campeonato Paulista de 1984 contra o Corinthians, Serginho Chulapa acumulou pelo Peixe 204 jogos e 104 gols. Ao todos, foram três passagens pela equipe 1983-84, 1986 e 1988-1990.

7- Giovanni

Melhor jogador do clube na década de 90, Giovanni teve em sua melhor passagem pelo clube a ausência de títulos, o que não importa pois o camisa 10 fazia magia em campo e liderou o Peixe até a final do Brasileirão de 95.

6- Gilmar

Maior goleiro da História do clube e quiçá do futebol brasileiro. Fez parte do ‘Santos de Pelé’ como é conhecido a geração da década de 60 da equipe alvinegra. Além do Santos também teve destaque na Seleção Brasileira.

5- Lula

Técnico do maior time da história do futebol brasileiro, Lula se eternizou na história do Santos e no Brasil após vencer a Copa Libertadores e o Mundial de clubes pela primeira vez entre os clubes nacionais.

4- Coutinho

Mais um dos ídolos eternos, Antônio Wilson Honório fez impressionantes 368 gols em 457 jogos pelo Peixe. Uma curiosidade é que o atacante estreou no Santos com 14 anos de idade. Coutinho ficou marcado como o 9 e principal parceiro de Pelé. Coutinho seria o maior artilheiro de qualquer outro dos 4 grandes de SP.

3- Pepe

O canhão da Vila, Pepe atuou no Santos entre 1954 e 1969. Fez parte da geração pré-Pelé e da geração do Rei. Com 403 em incríveis 741 partidas, assim como Coutinho, também seria o maior artilheiro de qualquer rival local do Santos Futebol Clube.

2- Neymar

Ídolo mais recente, Neymar da Silva Santos Júnior atuou pelo Santos entre 2009 e 2013. Ao todo foram 230 jogos e 138 gols marcados, no entanto o craque ficou marcado pelos seus títulos e futebol arte apresentado na sua estadia. Durante 4 anos, foram 3 Campeonatos Paulistas, 1 Copa do Brasil, 1 Recopa Sul-americana e 1 Libertadores da América, essa sendo a primeira conquista desde a era Pelé.

1- Pelé

Mais que óbvio, Pelé é o maior ídolo da história do Santos. Com 1091 gols, o Rei do Futebol é também o maior artilheiro da historia do Clube. Protagonista de uma das melhores gerações do Futebol Mundial nos anos 60. Vamos para a lista de feitos:

  • 6 Campeonatos Brasileiros
  • 2 Libertadores da América
  • 2 Mundiais/ Intercontinentais
  • 1 Recopa dos Campeões Intercontinentais
  • 1 Supercopa Sul-Americana
  • 10 Campeonatos Paulistas
  • 3 Torneios Rio-São Paulo
  • 1116 Jogos
  • 1091 Gols

Assim, Pelé fecha a lista como o maior ídolo da história do Santos Futebol Clube em todos os seus 110 anos de história. Vida longo ao Peixe e vida longa ao Rei!

*Numeros e ídolos retirados do Site de ídolos do Santos FC.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo