Quatro jogos, quatro vitórias. A goleada impiedosa sobre o, até então, carrasco São Paulo consolidou um dos melhores inícios de um técnico no comando do Flamengo. O responsável pela façanha é Renato Gaúcho, que empilhou títulos no seu último clube e tem tudo para fazer o mesmo na equipe rubro-negra, talvez até mais.
Além dos 100% de aproveitamento, chega a assustar o potencial ofensivo que o ataque atingiu sob o comando do treinador em tão pouco tempo. Após uma estreia sofrida contra o Defensa y Justicia, Renato corrigiu rapidamente os principais erros e goleou nos três jogos seguintes. A cereja do bolo foi o placar de 5×1 em cima do São Paulo, rival que não vencia há quatro anos.
A essa altura, as comparações com Jorge Jesus são inevitáveis. Após passagens irregulares de Domènec Torrent e Rogério Ceni, a torcida sente falta de um futebol, ao menos, próximo daquele time de 2019 que encantou a América e conquistou o Brasileirão e Libertadores.
Para efeito de comparação, o início de Renato Gaúcho é bem superior ao de Jorge Jesus no Flamengo. Afinal, o técnico português conquistou três empates e apenas uma vitória nos seus primeiros quatro jogos, além da eliminação da Copa do Brasil, e demorou um pouco mais para consolidar seu estilo de jogo. Em contrapartida, Renato se firmou mais rapidamente e tem a experiência nos torneios disputados aqui a seu favor.
Há quem diga que é cedo, neste momento, medir o sucesso que Renato terá no Flamengo a longo prazo. É verdade, mas a forma como o técnico corrigiu os erros e melhorou os pontos fortes da equipe em tão pouco tempo chama a atenção e merece ser reconhecida. Partidas ruins acontecerão naturalmente, mas o rubro-negro manteve o melhor elenco do Brasil e ainda vê jogadores como Vitinho, Michael e Gustavo Henrique, antes contestados, subirem de nível com o novo comandante.
No Brasileirão, Palmeiras e Atlético-MG abriram vantagem na frente e os pontos perdidos no início certamente farão falta. Contudo, a edição da temporada passada mostrou que, independentemente da distância, é possível chegar na primeira posição se manter uma regularidade. E, em um torneio de pontos corridos, o rubro-negro tem uma vantagem em relação aos concorrentes por conta do já citado elenco estrelado.
Para a Copa do Brasil e na Libertadores, além do futebol empolgar, os sorteios vêm sendo favoráveis ao Flamengo. Além disso, a experiência de Renato Gaúcho, campeão por ambos os torneios pelo Grêmio, também será um enorme diferencial nos próximos jogos.
Como estamos apenas no início do segundo semestre, a caminhada é longa e muita coisa pode acontecer. Contudo, fazendo uma comparação entre Renato e Jesus, é possível imaginar o técnico brasileiro tendo uma passagem ainda mais memorável pelo Flamengo. Desde já, a torcida acredita e vive a expectativa de comemorar um título importante pelo terceiro ano consecutivo.