América-MG
‘Oxigenar as ideias’ é um dos grandes objetivos da chapa Renovação da Arquibancada, oposição na eleição do Conselho Deliberativo do América-MG
— Continua depois da publicidade —
A eleição do Conselho Deliberativo do América-MG se aproxima e, pela primeira vez na história do clube, terá uma chapa de oposição formada por conselheiros recém-empossados. Trata-se da ‘Renovação da Arquibancada’, formada por Carlos Vogas e Jairo Viana, que tentará receber a confiança dos colegas da instituição e assumir o importante cargo.
Realizada na próxima segunda-feira (29), a eleição colocará, frente à frente, as chapas ‘Renovação da Arquibancada’ e ‘América Série A’, que está na situação. A reportagem do ENM conversou, de forma exclusiva, com Carlos Vogas, candidato à presidência do Conselho Deliberativo pela chapa de oposição.
Segundo Vogas, o que sua chapa busca busca é trazer novas ideias ao América-MG, além de emplacar uma atuação mais ativa e vigorosa do Conselho Deliberativo. Ele valorizou o trabalho da situação, mas acredita ser preciso mais.
– Nossa chapa tem de principal qualidade sermos novos no conselho. Tanto eu como Jairo Viana entramos no conselho há pouco tempo. Acompanhamos a forma de ação e atuação do conselho do América. É um órgão muito sério, muito ativo, mas não tão ativo como achamos que deve ser. Queremos oxigenar as ideias conselho. Fazer com o que o conselho passe a ser mais atuante na vida administrativa do clube. O conselho administrativo do América existe, é um conselho que temos muito a agradecer e elogiar, mas acho que o conselho deliberativo do América deixa a desejar. Precisamos de um conselho deliberativo mais atuante, que fiscalize o conselho administrativo– disse.
– Além disso, tínhamos para a eleição, uma chapa apenas. Conversando, resolvemos que iríamos lançar essa chapa. Uma novidade, pois somos novos no conselho, não somos tão conhecidos. Mas estamos mostrando ao que viemos. Pois não entramos no conselho do América para fazer número, a gente quer ajudar e fazer diferença. Essa chapa nova, com ideias e pessoas nova, talvez seja a solução para que o conselho tenha uma atuação mais intrínseca, rigorosa e vigorosa dentro do América – comentou.
De acordo com Vogas, um dos maiores desejos da chapa é elevar a importância do torcedor americano no dia a dia do clube, valorizando e dando mais importância aos membros da arquibancada.
– Como nós somos recém-empossados conselheiros e, realmente, a nossa base vem da arquibancada, evidentemente, a maioria das pessoas que lidamos no América é de torcedores. Tenho muito mais americanos amigos torcedores do que americanos amigos conselheiros ou diretores. O que está na nossa base é o que sabemos, ouvimos e vivemos na arquibancada. É uma situação importante para nós. Levar a voz da arquibancada para o conselho. Então, temos a intenção, sim, de abrir esse conselho para a torcida ser mais ouvida. Evidentemente, há uma forma da pessoa se tornar mais ativa, e tem as vias legais para se tornar um conselheiro. Não queremos aqui dizer que a torcida vai fazer parte do conselho, não. Mas que a torcida mais ouvida, você não tenha dúvida – salientou.
Sobre o futebol do clube, Carlos Vogas afirmou que, diretamente, não existe meio legal para interferência do Conselho Deliberativo. Contudo, reafirmou o compromisso da ‘Renovação da Arquibancada’ em fiscalizar e ajudar a diretoria executiva do América-MG.
– Na teoria, o Conselho Deliberativo não tem ação direta sobre o futebol. Existe a diretoria de futebol do clube e ela é a responsável direta. Agora, cabe à direção mostrar ao Conselho Deliberativo como as coisas estão sendo feitas. O Conselho Deliberativo tem, de forma legal, maneiras e fiscalizar as ações do futebol. Na presidência, não temos intenção de atuar no futebol, pois não é sequer legal, mas fiscalizar. Nos colocarmos, também, à disposição para ajudar no que for possível. Mas, diretamente, não podemos interferir muito. Basicamente, o que a gente vai fazer é, por via indireta, fiscalizar e ajudar, ao máximo, para que as coisas corram bem. – findou.
+Bruno Nazário chega a Belo Horizonte nesta quarta-feira para acertar com o América-MG
Candidato à presidência do Conselho Deliberativo do América-MG, Carlos Vogas, vulgo Carlão Americano, é médico veterinário formado pela UFMG, sócio e diretor Vether Hospital Veterinário e fundador e Diretor do Vetvogas Hospital Veterinário. Ao seu lado, como vice, está Jairo Viana, que é Bacharel e Mestre em Matemática Computacional pela UFMG, com um MBA em Gestão Estratégica de Negócio, além de apresentar o programa Decadentes.
Confira as principais propostas da chapa Renovação da Arquibancada:
- Reuniões com maior frequência do Conselho, para deliberarmos assuntos de grande importância do clube em geral;
- Melhora efetiva em transparência dos assuntos tratados no Conselho Deliberativo do Clube;
- Aumentar a interação com o torcedor comum através das mídias sociais;
- Transparência dos fatos financeiros e contábeis para entendimento claro e objetivo de todos os interessados;
- Apoio ao Conselho Administrativo no engajamento de transformarmos o América no modelo clube empresa, sem que este perca sua história e identidade já tradicionais mundialmente;
- Formação de comissões sobre assuntos estratégicos, como acompanhamento das Categorias de Base, Futebol Profissional, Patrimônio da Instituição; Clube Empresa; Finanças e Contábil;
- Cumprimento fiel ao Estatuto do Clube, bem como revisão do mesmo e atualização dele havendo necessidade;
- Contratação de Auditoria Externa Independente para verificação de Demonstrativos Contábeis e Financeiros;
- Apoio ao Conselho Administrativo no tocante de transformar cada vez mais o clube com total profissionalização das áreas de backoffice.
Para saber tudo sobre América-MG, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.