Conmebol Libertadores

Palmeiras encontrará Felipão na Libertadores pela sexta vez; veja retrospecto

Felipão Palmeiras
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Nesta terça-feira (30), o torcedor palmeirense terá como adversário um dos maiores técnicos da história do clube: Luis Felipe Scolari, atual comandante do Athletico. A partida inicia a briga de ambos por uma vaga na final da Libertadores da América.

O duelo de ida da semifinal ocorrerá com clima favorável ao treinador campeão da Libertadores em 1999 com o Palmeiras, já que será na Arena da Baixada, que estará lotada em Curitiba. Do outro lado, estará o português Abel Ferreira, dono das outras duas taças conquistadas pelo clube – e que luta pelo tricampeonato consecutivo inédito para times brasileiros.

Porém, não será a primeira vez que Felipão estará do lado contrário na maior competição da América do Sul. Nesta noite, quando a bola rolar às 21h30, será o sétimo encontro. Em 1995, quando ainda não havia iniciado sua trajetória pelos lados do então Estádio Palestra Itália, um confronto histórico entre Grêmio e Palmeiras nas quartas-de-final classificou os gaúchos.

Antes disso, houve duas partidas pela fase de grupos daquele ano, com uma vitória alviverde por 3 a 2 e um empate sem gols. No mata-mata, houve muita emoção. No antigo estádio Olímpico, um atropelo dos mandantes, com direito a três gols do centroavante Jardel: 5 a 0. Na volta, no Palestra Itália, o mesmo Jardel abriu o placar logo aos 7 minutos e praticamente sacramentava a classificação.

Entretanto, com um segundo tempo impecável, o Verdão fez cinco gols e ficou a um gol de igualar o placar agregado e a dois de levar a decisão para os pênaltis (na época, existia o critério do gol marcado fora de casa). O time ficou no quase milagre e Felipão e o Grêmio acabariam sendo campeões ao final do torneio.

+Conmebol divulga indicados ao prêmio de Craque da Libertadores; confira os nomes

Em 2001, tendo deixado o clube há pouco tempo, ele comandava o Cruzeiro e caiu para enfrentar o Palmeiras, novamente nas quartas-de-final. Após dois empates (3 a 3 e 2 a 2), a disputa de pênaltis acabou consagrando o goleiro Marcos, que defendeu três cobranças e fez o time avançar de fase.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

No total, portanto, são duas vitórias, três empates e apenas uma derrota, mostrando que o Alviverde costuma se dar bem. Nesta noite, o encontro será o mais decisivo de todos, já que é por uma semifinal, valendo vaga na final de 29 de outubro, a ser realizada no Equador. Lembrando que não há mais o critério do gol marcado fora de casa em nenhuma fase.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo