Parapan-Americano

Parapan 2023: veja como foi a abertura dos jogos em Santiago

ParaPan 2023 (Foto: Reprodução/Twitter Santiago 2023)

Nesta sexta-feira (17), teve início às 20h30 (horário de Brasília), no Parque Estádio Nacional, a abertura dos jogos Parapan-Americanos de 2023

Foto: Reprodução/Twitter Santiago 2023

A abertura dos jogos Parapan-Americanos de 2023 aconteceu nesta sexta-feira (17) e teve início às 20h30 (horário de Brasília), no Parque Estádio Nacional. A cerimônia, que marca o início da competição, contou com a participação de atletas de 31 países e durou cerca de uma hora e meia.

O Parapan acontecerá do dia 17 ao 26 de novembro e contará com 324 atletas brasileiros, sendo 190 homens e 134 mulheres. Ao todo, o Brasil disputará 16 modalidades, como futebol, basquete, tênis de mesa, rugby e futebol de sete. A delegação verde-amarela teve como porta-bandeiras Mariana D’Andrea, do halterofilismo, e Claudiney Batista, do atletismo.

A cerimônia contou com as palavras de Jaime Pizarro, Ministro dos Esportes do Chile, que deu as boas-vindas aos participantes de todo o continente.

— Hoje inauguramos estes Jogos Parapan-Americanos com orgulho e com emoção porque estamos felizes em receber aqui dois mil atletas do continente que, após longos dias de preparação, vêm demonstrar alto rendimento. Queremos que todos se sintam em casa.

Julio César Ávila, presidente do Comitê Paralímpico das Américas (APC), também falou diante dos paraatletas de todo o continente, após o hasteamento da bandeira da APC.

— Santiago é o nosso ponto de encontro e durante os próximos dias você poderá demonstrar como com perseverança e dedicação sonhos podem ser realizados. A sua dedicação e paixão inspiram todos os que têm a oportunidade de testemunhar estes Jogos.

O presidente da República do Chile, Gabriel Boric, ficou encarregado de fazer a declaração oficial de posse, enquanto Víctor Hugo Silva, representante do futebol para cegos, prestou juramento em nome dos para-atletas.

A tocha parapan-americana foi acesa por atletas de destaques do Chile e assim ficará pelos próximos 10 dias de competição. Ao mesmo tempo, fogos e um show de pirotecnia tomaram conta do céu de Santiago.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo