A prova de maratona aquática das Olimpíadas de Paris-2024 pode ser cancelada caso as chuvas afetem a qualidade da água do rio Sena, palco da disputa. O presidente do Comitê Organizador, Tony Estanguet, afirmou que a entidade já trabalha num plano de contingência, que pode incluir o adiamento da disputa para mais tarde na competição internacional.
— Nós sabíamos que seria um desafio. Há uma decisão final em que não poderemos nadar [se a federação decidir assim]. Faz parte das regras da Federação Internacional. É o que queremos evitar, claro.
Perto dos 100 dias dos Jogos Olímpicos de Paris, a ONG Surfrider Foundation alertou na última segunda-feira para o estado “alarmante” das águas do rio Sena, onde serão realizados vários eventos olímpicos. A fundação usou como base amostragens do líquido durante seis meses de coleta.
+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
No início de 2024, após análises enviadas à AFP pela Câmara Municipal de Paris, também mostraram que, entre junho e setembro de 2023, em pleno verão, nenhum dos 14 pontos do rio Sena de amostragem atingiu um nível de qualidade suficiente.
O Sena deve sediar as provas de triatlo (30 e 31 de julho e 5 de agosto) e de natação em águas abertas, rebatizada de maratona aquática (8 e 9 de agosto).