Futebol Internacional

Paulo Sousa é demitido da Salernitana após início ruim de temporada; Filippo Inzaghi assume

Paulo Sousa foi demitido da Salernitana após oito meses no comando técnico (Francesco Pecoraro/Getty Images)

Treinador manteve equipe do sul da Itália na elite, mas o fato de não vencer nas primeiras rodadas do Campeonato Italiano resultou na demissão

Francesco Pecoraro/Getty Images

A Salernitana tem novo treinador. Na manhã desta terça-feira (10), o clube localizado no Sul da Itália comunicou a demissão do técnico Paulo Sousa. O português, que antes de chegar ao time treinou o Flamengo, deixa o comando após oito meses à frente do clube grená.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.

A missão de Paulo Sousa quando contratado no último mês de fevereiro era manter a Salernitana na primeira divisão do futebol italiano. Ainda que tenha vencido poucos jogos, a sequência de empates e a força defensiva resultaram na soma de pontos importantes para terminar a temporada com mínimas chances de queda. A partida mais destacável ocorreu na 32ª rodada da Serie A, quando o time empatou em 1 a 1 com o Napoli fora de casa e adiou por alguns dias a comemoração azzurri do Scudetto. A Salernitana ficou quase três meses sem perder e tal sequência foi importante para a manutenção na elite.

Mas o início da atual temporada não agradou. Apesar da classificação na Coppa Italia, o time não venceu nenhum dos oito jogos disputados, com três empates e cinco derrotas. Os reveses sofridos nas duas últimas rodadas (4 a 0 contra a Internazionale e 3 a 0 diante do Monza) foram determinantes para a mudança no comando técnico. Ao todo, foram 25 jogos, com cinco vitórias, 12 empates e oito derrotas.

Filippo Inzaghi, novo técnico da Salernitana
FIlippo Inzaghi, novo técnico da Salernitana | Maurizio Lagana/Getty Images

A diretoria da Salernitana não perdeu tempo e anunciou o substituto pouco tempo depois. Filippo Inzaghi chega para dar novos brios aos grenás. Aos 50 anos, o contrato tem duração de uma temporada e Inzaghi chega após ficar sem clube com o rebaixamento da Reggina às divisões inferiores do calcio por pendências financeiras.

Centroavante goleador e vitorioso, Pippo começou a carreira de treinador nas categorias de base do Milan, clube onde encerrou a carreira como atleta. Passou pelo Sub-17, pelo Sub-19 até chegar à categoria profissional, onde ficou por uma temporada. Em seguida, comandou outras equipes do futebol italiano na primeira e segunda divisões. Foi técnico do Venezia, Bologna, Benevento, Brescia e Reggina. Em sua trajetória, são 152 vitórias, 95 empates e 101 derrotas em 348 confrontos em que esteve à beira do gramado.

A Salernitana ocupa o 19º e penúltimo lugar no Campeonato Italiano, com apenas três pontos somados. O time irá entrar em campo às 10h da manhã do domingo (22), quando vai jogar contra o Cagliari, outro clube que ainda não venceu na Serie A, no Estádio Arechi, em Salerno.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo