Athletico

Paulo Turra avalia vitória magra do Athletico: ‘soubemos sofrer’

O técnico do Athletico, Paulo Turra, concedeu entrevista coletiva na noite deste quarta-feira depois da vitória do Furacão fora de casa contra o Cianorte, por 1 a 0. Treinador manteve a de alicerçar a equipe, se disse satisfeito tanto com a partida quanto com o elenco e mencionou necessidade de recuo durante o jogo “soubemos sofrer, principalmente nas bolas cruzadas”.

Soubemos sofrer, principalmente nas bolas cruzadas, é um dos detalhes que a gente está ajustando. Inclusive conversei com o grupo durante a semana na questão de evitarmos os cruzamentos dos adversários porque é uma das situações em que essas equipes teoricamente inferiores podem equilibrar o jogo.

As bolas cruzadas na área foram o principal problema da defesa athleticana em 2022

+Atuações ENM: Athletico vence com jogo abaixo e boa atuação de Bento; veja as notas

Turra resume a partida em momentos distintos para seu time. O bom começo com gol saído de bela trama coletiva, as oportunidades perdidas no segundo tempo e o sofrimento para segurar a vitória no final do jogo:

-A gente teve duas propostas, no primeiro tempo tivemos mais posse – o nosso gol foi muito bonito, um gol de trabalho. Poderíamos ter feito mais, eu estava passando orientações de que estávamos pecando no peníltimo passe, na tomada de decisão. No segundo tempo começamos bem e tivemos oportunidades porque baixamos as linhas. Infelizmente a bola não entrou, e aí a gente sofre.

Importante nessa segurança que rendeu os três pontos ao Athletico, Fernandinho completou segunda partida seguida em que esteve em campo a todo o momento. Com 37 anos, volante é peça chave para o esquema de Paulo Turra, que não poupou palavras para elogiar seu principal jogador:

-Eu vou falar do Fernandinho? Precisa nem falar, é um cara espetacular, está com 37 anos e jogou dois jogos de muita intensidade, hoje principalmente por todo o contexto. É um cara fora de série, de outro patamar, mas que está nos ajudando muito, não só com o jogo dentro de campo dele, mas no contexto geral, com jogadores mais jovens. Está sendo um cara espetacular e não é de nenhuma surpresa isso aí, Fernandinho é o cara.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Líder até fora de campo, a ajuda de Fernandinho no “contexto geral”, como segundo Turra, pode ajudar o gesto técnico do time athleticano. Paulo Turra definiu bem a ideia que tem da utilização tática de seu elenco, e exemplificou com Canobbio – artilheiro da partida – o conceito do comportamento:

-Temos comportamentos relacionados à ideia de jogo. Se o extremo direito vai entrar, ele já sabe qual comportamento que ele tem que ter com e sem a bola, independente do nome. Cada um já sabe, por isso que entra um jogador, entra outro, e a gente consegue manter o padrão – não muda a característica da equipe. Canobbio, esse ano está jogando por dentro e com muita qualidade. É porque ele está treinando assim. Quando Terans joga por ali ele joga por dentro também, está treinando assim. Vamos sofrer, passar dificuldade, mas tenho certeza de que as alegrias serão muito maiores que as dificuldades.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo